Ativistas climáticos são impedidos de se manifestar na COP27

COP27 ativismo ambiental
AFP/AFP Photo

Quem pede intervenção e não quer seguir a democracia no Brasil seguramente não tem ideia o que é viver num estado que restringe a liberdade de expressão. Mas pode ter alguma noção acompanhando o que acontece na COP27: ativistas climáticos estão sendo impedidos de protestar.

De acordo com O Globo e Exame, para se manifestar em Sharm el-Sheikh, sede egípcia da conferência, é preciso solicitar um credenciamento 36 horas antes, especificar os nomes dos organizadores, seus dados de acesso e os detalhes do cronograma da marcha. Qualquer manifestação somente será permitida ser realizada das 10 às 17 horas, em área específica e isolada.

Segundo várias organizações, 138 pessoas já foram presas arbitrariamente depois de convocações para manifestações em outras partes do Egito, em 11 de novembro, contra a repressão e o alto custo de vida. 

Há relatos vindos de grupos de Direitos humanos de vários postos de controle que estão sendo montados por forças de segurança nas ruas do Cairo, nos quais as pessoas são paradas e têm seus celulares vasculhados em busca de qualquer conteúdo relacionado ao planejamento de protestos, informa a CNN Brasil.

 

ClimaInfo, 8 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.