Declaração do G7 pode oferecer caminho para acordo sobre fim dos combustíveis fósseis na COP28

COP28 fim combustíveis fósseis
REUTERS/Yves Herman

A declaração da reunião de ministros de meio ambiente, clima e energia do G7, realizada no último final de semana no Japão, não trouxe muito resultado concreto em termos de ambição das economias mais ricas do mundo contra a crise climática. Mas, escondido entre as palavras, pode estar um caminho para que os países possam avançar rumo a um acordo para acabar com o consumo de combustíveis fósseis na COP28.

Um negociador da Alemanha afirmou à Reuters que Berlim enxerga “uma chance” para que um acordo desse tipo seja decidido em Dubai no mês de novembro. O texto final assinado pelos ministros em Sapporo inclui um compromisso de “acelerar a eliminação de combustíveis fósseis de base, de modo a atingir o net-zero em sistemas de energia até 2050, no mais tardar”.

“Na região do Golfo [Pérsico], eles [Emirados Árabes Unidos, anfitriões da COP28] são o país que mais está entrando na transição [energética]. Eles estão sentados em petróleo e gás, mas sabem que precisam ir para o futuro com energias renováveis para ainda ter um case de negócios em 30 anos”, disse o negociador alemão, também citado pelo Climate Home.O fim do consumo de combustíveis fósseis foi uma das cascas de banana nas quais os negociadores da Conferência de Sharm el-Sheikh (COP27) escorregaram no ano passado. Além de não terem consigo incluir uma promessa, ainda que vaga, para reduzir e zerar esse consumo, os países voltaram atrás no acordo anunciado na conferência anterior, em Glasgow (COP26, em 2021), na qual tinham se comprometido com a redução do uso de carvão para geração energética.

ClimaInfo, 20 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.