COP15: estudo da ONU propõe créditos de biodiversidade para destravar financiamento

5 de dezembro de 2022

Uma análise divulgada nesta 2ª feira (5/12) pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) sugeriu uma velha conhecida das discussões sobre financiamento climático para destravar o fluxo de recursos para a proteção da diversidade biológica global – o uso de créditos atrelados a iniciativas de conservação.

Batizados de “biocréditos”, a ideia é que eles sirvam sob a mesma lógica dos famosos créditos de carbono. As empresas poderiam compensar os impactos de suas operações sobre a biodiversidade a partir da compra de créditos decorrentes de projetos de conservação, que comercializariam esses benefícios em troca de mais recursos para financiar sua manutenção e expansão.

“Os biocréditos oferecem uma solução tangível para o desafio de como financiar a conservação e a restauração da natureza”, defendeu Tom Mitchell, diretor-executivo do IIED. “Evidências de esquemas de biocréditos já mostram que eles podem ajudar a preservar plantas, animais e ecossistemas preciosos, mas também canalizar significativamente o financiamento para comunidades locais e povos indígenas, que são os guardiões mais eficazes da biodiversidade”.

De novo, a semelhança do argumento em defesa do biocrédito e do tradicional crédito de carbono é notável. Por isso, não é de surpreender que o ceticismo que coloca em xeque a utilidade dos esquemas de offset para enfrentar a mudança do clima seja parecido com aquele que contesta o potencial dessa estratégia de mercado para resolver a crise da biodiversidade.

“Assim como acontece com as compensações de carbono, os biocréditos correm o risco de agravar a crise da biodiversidade, permitindo que mais destruição ocorra, desde que seja supostamente compensada”, assinalou à Bloomberg Frédéric Hache, diretor-executivo do Green Financeira Observatory. Ele coordenou uma ação recente de organizações da sociedade civil que levaram à ONU uma carta criticando os créditos da biodiversidade como uma “solução falsa”.

 

ClimaInfo, 6 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar