União Europeia mira EUA com novo plano para impulsionar indústria verde

União Europeia indústria verde
REUTERS/Arnd Wiegmann

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, confirmou nesta 3a feira (17/1) que a União Europeia deve apresentar nos próximos meses um novo plano para favorecer o desenvolvimento de indústrias verdes dentro do bloco. De acordo com ela, o objetivo é agilizar as autorizações para instalação e funcionamento de fábricas em cadeias produtivas de baixo carbono ou carbono zero.

Batizado inicialmente de Net-Zero Industry Act, a proposta visará “concentrar o investimento em projetos estratégicos ao longo de toda a cadeia de abastecimento”, explicou von der Leyen em discurso no Fórum Econômico Mundial. “Precisamos criar um ambiente regulatório que nos permita crescer rapidamente e criar condições propícias para setores cruciais para alcançar o net-zero. Isso inclui energia eólica, energia solar, hidrogênio verde, baterias de armazenamento, e outros”.

O plano está sendo visto por analistas e pelo mercado como uma resposta ao Inflation Reduction Act (IRA) dos Estados Unidos, capitaneado pelo governo Joe Biden e aprovado no Congresso no ano passado. A legislação incluiu o maior pacote de medidas climáticas da história norte-americana, visando principalmente facilitar o desenvolvimento de setores industriais de tecnologia verde, como energias renováveis e carros elétricos.

Nos últimos meses, representantes da UE repetiram diversas vezes que o bloco enxerga o pacote climático dos EUA “com reservas”, já que ele poderia criar distorções de mercado que prejudicariam as empresas e os consumidores europeus. Uma das broncas está nos incentivos dados pela Casa Branca para a fabricação de carros elétricos nos EUA: pelas regras, apenas veículos elétricos fabricados no país poderão ser beneficiados com subsídios governamentais para baratear seu preço.

A notícia foi destacada por diversos veículos no exterior, como Bloomberg, CNBC, Reuters, RFI e TIME.

 

ClimaInfo, 18 de janeiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.