Governo Lula retoma operações de combate ao desmatamento na Amazônia

20 de janeiro de 2023
governo Lula desmatamento Amazônia
Imazon

Depois de quatro anos de leniência e passividade que beiravam a cumplicidade criminosa, o governo federal retomou nesta semana as operações de fiscalização e combate ao desmatamento na Amazônia. As primeiras ações aconteceram nesta 5ª feira (19/1) no Pará, na região de Uruará, e foram acompanhadas por uma equipe da Reuters. O g1 publicou uma tradução da reportagem.

O alvo dos agentes do IBAMA era uma reserva indígena onde imagens de satélite mostraram derrubada de floresta pela ação de madeireiros e fazendeiros. De acordo com o IBAMA, outras operações estão previstas para acontecer nos próximos dias nos estados do Acre e Roraima.

A presença da imprensa na ação do IBAMA é uma mudança notável em relação ao que se tinha no governo anterior. Até dezembro passado, os agentes eram proibidos de falar com jornalistas. Da mesma forma, o protagonismo do IBAMA também é algo novo, ao menos em relação ao que se teve nos últimos quatro anos, quando as Forças Armadas acabaram assumindo (ainda que burocraticamente) as operações de fiscalização.

Enquanto isso, o Ministério da Justiça formalizou a prorrogação do uso de agentes da Força Nacional de Segurança Pública em toda a Amazônia. A medida já tinha sido sinalizada no final de dezembro, ainda na gestão Bolsonaro, mas só foi assinada no último dia 12 pelo ministro Flávio Dino. Com isso, a Força Nacional poderá ser utilizada para ações de fiscalização ambiental e prevenção e combate a incêndios florestais até 12 de julho de 2023. Agência Brasil e g1 deram mais detalhes.

Em tempo: Para reverter o avanço do crime organizado na Amazônia, o governo Lula precisará ir além do “revogaço” de medidas antiambientais tomadas pelo ex-presidente Bolsonaro. Essa é a recomendação de ambientalistas da região em reportagem de Fabio Pontes no site ((o)) eco. Para eles, o governo terá que encontrar soluções para reprimir os grupos criminosos que encontraram refúgio na floresta (e uma nova fonte de renda nos crimes ambientais). E, também, para desfazer o aparelhamento ideológico imposto pelo bolsonarismo nas forças de segurança pública dos estados amazônicos.

 

ClimaInfo, 20 de janeiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar