Desigualdade das emissões de carbono aumenta dentro dos países

31 de janeiro de 2023

A diferença entre as emissões de gases de efeito estufa entre ricos e pobres dentro de um país está ficando mais proeminente do que as diferenças nas emissões entre os diversos países. Essa é a conclusão de um novo estudo divulgado nesta semana pelo World Inequality Lab, grupo encabeçado pelo economista francês Thomas Piketty.

“Embora as desigualdades de emissões entre países permaneçam consideráveis, a desigualdade geral nas emissões globais agora é explicada principalmente por desigualdades dentro do país por alguns indicadores”, , ressaltou o relatório. 

Essa conclusão impõe um desafio adicional aos esforços globais para conter a mudança climática. A maior parte da política climática internacional tem se concentrado na diferença entre países desenvolvidos e em desenvolvimento e suas responsabilidades históricas e contemporâneas para o problema do aquecimento.

No entanto, com a desigualdade social se acentuando dentro dos países como um todo, a questão também passa a envolver aspectos domésticos que não são facilmente considerados na equação dos orçamentos de carbono. Por exemplo, o impacto climático das elites em países pobres é igual ou maior que o de suas contrapartes em nações ricas. Nesse contexto, uma questão chave é como restringir as emissões desses endinheirados sem penalizar a massa pobre em seu entorno.

O relatório aponta algumas recomendações para países e governos doadores, como novos compromissos de apoio financeiro para ação climática nos países pobres, que facilite a transição energética nessas economias. Outra sugestão mira os regimes nacionais e internacionais de tributação, com mudanças profundas para aumentar a progressividade geral e o retorno dos impostos e garantir que os esforços de mitigação e adaptação sejam compartilhados equitativamente entre a população.O estudo teve grande repercussão na imprensa internacional, com destaques em El País, Financial Times, Guardian e Le Monde.

ClimaInfo, 1º de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar