Estudo: 15 milhões de pessoas vivem em áreas sob risco de enchentes glaciais

lagos glaciais derretimento
AP Photo/Francisco Munoz

A aceleração do derretimento de geleiras ao redor do mundo pode causar verdadeiras tragédias humanitárias, com pelo menos 15 milhões de pessoas expostas ao risco de inundações súbitas e mortais. De acordo com um estudo publicado nesta semana na Nature Communications, mais da metade desse total está localizada em apenas quatro países: Índia, Paquistão, Peru e China.

O estudo foi conduzido por pesquisadores das universidades britânicas de Newcastle e Northumbria, que analisaram dados de satélite e mapearam as áreas de maior risco e vulnerabilidade para quantificar e classificar o potencial de dano de inundações decorrentes de explosões de lagos glaciais (GLOFs, sigla em inglês). Essas inundações ocorrem quando a água das geleiras em derretimento, que pode se acumular em lagos, é repentinamente liberada quando uma barragem natural se rompe.

Os autores concluíram que as áreas mais vulneráveis não são aquelas no entorno dos maiores lagos glaciais, mas que o número de pessoas na região e sua capacidade de lidar com um eventual desastre são fatores mais significativos na determinação desse resultado.

“Isso é significativo do ponto de vista da redução do risco de desastre porque nos permite identificar as regiões do mundo que devem ser o foco do gerenciamento de risco GLOF direcionado”, explicou Matt Westoby, da Universidade de Northumbria, coautor do estudo. “[O estudo] também nos permite identificar regiões onde mais trabalho é necessário para entender melhor os complexos fatores sociais que mostramos ser um dos principais impulsionadores do risco GLOF”.

Associated Press, CNN, New Scientist e Reuters abordaram os principais pontos do estudo.

ClimaInfo, 8 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.