Criminosos assaltam funcionários de saúde indígena no Vale do Javari

Vale do Javari
Ministério da Defesa/Divulgação via REUTERS

Em mais uma ação criminosa, uma embarcação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) no Vale do Javari (AM) foi atacada e roubada por três homens armados na última 5ª feira (23/2). Um funcionário do DSEI e um auxiliar foram capturados pelos criminosos, amarrados, vendados e obrigados a ficar na margem do rio, do lado peruano da fronteira.

Os criminosos levaram um barco do tipo canoão, dois motores e cerca de 3,6 mil litros de gasolina. O combustível estava sendo transportado de Tabatinga para ser utilizado em ações do DSEI na Base Ituí, um dos pontos de atendimento médico às comunidades indígenas do Vale do Javari. Ninguém havia sido detido até a tarde deste domingo (26). Folha e g1 deram mais informações.

O crime aconteceu no rio Javari, em Atalaia do Norte, mesma área onde foram assassinados o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips em junho passado. A ação também aconteceu poucos dias antes da visita de uma comitiva do governo federal para analisar a situação securitária da região.

Nesta 2ª feira (27/2), a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA) se encontrará com representantes dos ministérios dos Povos Indígenas, Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, além da FUNAI e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde.

De acordo com a Agência Brasil, a UNIVAJA preparou uma lista com quatro metas e 23 ações consideradas urgentes para restabelecer a segurança no território indígena, como o combate ao garimpo, a caça e pesca ilegais e ao desmatamento e comércio de madeira ilegais.

“O resgate da presença do Estado visa assumir o compromisso com o enfrentamento ao crime organizado e a retomada das investigações sobre as mortes registradas no território. E, ainda, a celeridade das investigações de ameaças contra defensores socioambientais, a partir da elaboração de plano integrado operacional de atuação do governo federal no Vale do Javari”, afirmou o Ministério da Justiça em nota.

CBN e CNN Brasil também abordaram a visita de representantes do governo federal ao Vale do Javari.

Em tempo: O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma apuração para acompanhar e apoiar a realização de uma operação de combate a crimes ambientais no sudeste do Pará. De acordo com o MPF, existe a suspeita de que lideranças rurais e políticas contrárias à operação estariam se unindo para tentar impedi-la. Batizada de Curupira, a operação mira o garimpo ilegal na APA Triunfo do Xingu, em São Félix do Xingu e Altamira.

ClimaInfo, 27 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.