Chuvas extremas causam mortes no Maranhão e destruição no Tocantins e no Ceará

29 de março de 2023
chuvas extremas norte e nordeste 3
Reprodução/TV Mirante

Com a continuidade das tempestades sobre as regiões Norte e Nordeste, aumenta o número de regiões atingidas, vítimas fatais, desabrigados e desalojados. O Maranhão, que vem sofrendo com as chuvas desde o início de março, contabilizava seis mortes até a noite de 2ª feira (27/3). Quase 6 mil pessoas estavam desabrigadas e desalojadas, e mais de 31 mil famílias foram afetadas em todo o estado, segundo o Correio Braziliense. De acordo com o g1, 51 cidades maranhenses estavam em situação de emergência.

No Ceará, a Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do estado (FUNCEME) informou que 160 municípios cearenses registraram 160 mm de chuva em apenas 24 horas, relata o g1. Dois carros foram engolidos por uma cratera, rodovias intermunicipais foram interditadas, ruas alagadas e casas evacuadas em várias regiões do estado.

No Tocantins, a Defesa Civil do estado contabilizava 141 desabrigados e 81 desalojados. Esses números, porém, podem ser maiores, pois alguns municípios não haviam repassado seus dados para o órgão estadual. A cidade com mais registros é Araguanã, no norte do Tocantins.

Em 15 dias de chuvas no estado, a enchente causou a morte de milhares de animais, arrastados pela correnteza. Próximo à divisa com Mato Grosso, a precipitação tem sido constante, informa o g1. Na tarde de segunda-feira, a água encobriu um trecho da BR-242, que liga o Tocantins a São Félix do Araguaia (MT).

No Acre, duramente atingido por inundações desde a semana passada, o INMET soltou novo alerta de risco de novas tempestades até a manhã desta 4ª feira (28/3), segundo o g1. O estado foi um dos mais atingidos pelas chuvas extremas dos últimos dias, com o rio Acre, que atravessa a capital Rio Branco, chegando a 17 metros – 3 metros acima da cota de transbordo.

Em Brasiléia e Epitaciolândia, cidades que também foram castigadas pelas chuvas, o Rio Acre havia subido mais 5 centímetros na manhã de terça, de acordo com o AC 24 horas. A previsão de vazante nas duas cidades não aparecia no boletim extraordinário do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). 

Além disso, o documento apontava que o nível do rio Acre na capital Rio Branco provavelmente atingirá a cota de 17,10 metros nesta quarta-feira (29/3).

Em tempo: Cerca de R$ 1 bilhão em royalties de petróleo e gás natural que seriam destinados a São Sebastião e Caraguatatuba, cidades do litoral norte de São Paulo atingidas por chuvas extremas às vésperas do Carnaval, em fevereiro, estão presos na Justiça, informa a Veja. O motivo é uma disputa entre cidades vizinhas por esses recursos, cobrados sobre a produção de hidrocarbonetos. Uma revisão dos critérios geográficos de distribuição de royalties foi feita em 2020 a pedido de São Sebastião. Com isso, o município vizinho de Ilhabela perdeu arrecadação e entrou na Justiça, bloqueando o pagamento dos recursos. A situação, no entanto, está prestes a ter um desfecho, já que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) julgará o caso na quinta-feira (30/3).

ClimaInfo, 29 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar