Chuvas extremas causam mortes no Maranhão e destruição no Tocantins e no Ceará

chuvas extremas norte e nordeste 3
Reprodução/TV Mirante

Com a continuidade das tempestades sobre as regiões Norte e Nordeste, aumenta o número de regiões atingidas, vítimas fatais, desabrigados e desalojados. O Maranhão, que vem sofrendo com as chuvas desde o início de março, contabilizava seis mortes até a noite de 2ª feira (27/3). Quase 6 mil pessoas estavam desabrigadas e desalojadas, e mais de 31 mil famílias foram afetadas em todo o estado, segundo o Correio Braziliense. De acordo com o g1, 51 cidades maranhenses estavam em situação de emergência.

No Ceará, a Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do estado (FUNCEME) informou que 160 municípios cearenses registraram 160 mm de chuva em apenas 24 horas, relata o g1. Dois carros foram engolidos por uma cratera, rodovias intermunicipais foram interditadas, ruas alagadas e casas evacuadas em várias regiões do estado.

No Tocantins, a Defesa Civil do estado contabilizava 141 desabrigados e 81 desalojados. Esses números, porém, podem ser maiores, pois alguns municípios não haviam repassado seus dados para o órgão estadual. A cidade com mais registros é Araguanã, no norte do Tocantins.

Em 15 dias de chuvas no estado, a enchente causou a morte de milhares de animais, arrastados pela correnteza. Próximo à divisa com Mato Grosso, a precipitação tem sido constante, informa o g1. Na tarde de segunda-feira, a água encobriu um trecho da BR-242, que liga o Tocantins a São Félix do Araguaia (MT).

No Acre, duramente atingido por inundações desde a semana passada, o INMET soltou novo alerta de risco de novas tempestades até a manhã desta 4ª feira (28/3), segundo o g1. O estado foi um dos mais atingidos pelas chuvas extremas dos últimos dias, com o rio Acre, que atravessa a capital Rio Branco, chegando a 17 metros – 3 metros acima da cota de transbordo.

Em Brasiléia e Epitaciolândia, cidades que também foram castigadas pelas chuvas, o Rio Acre havia subido mais 5 centímetros na manhã de terça, de acordo com o AC 24 horas. A previsão de vazante nas duas cidades não aparecia no boletim extraordinário do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). 

Além disso, o documento apontava que o nível do rio Acre na capital Rio Branco provavelmente atingirá a cota de 17,10 metros nesta quarta-feira (29/3).

Em tempo: Cerca de R$ 1 bilhão em royalties de petróleo e gás natural que seriam destinados a São Sebastião e Caraguatatuba, cidades do litoral norte de São Paulo atingidas por chuvas extremas às vésperas do Carnaval, em fevereiro, estão presos na Justiça, informa a Veja. O motivo é uma disputa entre cidades vizinhas por esses recursos, cobrados sobre a produção de hidrocarbonetos. Uma revisão dos critérios geográficos de distribuição de royalties foi feita em 2020 a pedido de São Sebastião. Com isso, o município vizinho de Ilhabela perdeu arrecadação e entrou na Justiça, bloqueando o pagamento dos recursos. A situação, no entanto, está prestes a ter um desfecho, já que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) julgará o caso na quinta-feira (30/3).

ClimaInfo, 29 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.