“Calor monstruoso” causa preocupação na Espanha e no Sudeste Asiático

calor extremo Espanha
GETTY IMAGES

Como previsto por meteorologistas, os termômetros bateram o recorde histórico de calor para abril na Espanha. O país ibérico vive uma estiagem sem precedentes, o que está sendo potencializado por uma onda de calor que abrange a costa mediterrânea até o norte da Itália.

O Guardian informou que as autoridades espanholas alertaram as pessoas a tomarem cuidados extras ao ar livre. O governo regional de Madrid já preparou um plano de contingência para receber eventuais pacientes acometidos pelos efeitos do calor intenso. Em Sevilha, onde os termômetros chegaram a 36oC nesta 5a feira (27/4), a polícia investiga se um cavalo que puxava uma carruagem de turistas morreu por insolação.

O calor deve seguir intenso nos próximos dias. Hoje, a expectativa é de que os termômetros atinjam até 39oC na região da Andaluzia, no sul do país. Se isso ocorrer, será mais um recorde histórico para o mês. Outros índices locais foram batidos nos últimos dias em cidades como Córdoba e Jerez. A BBC e a RFI deram mais informações. 

A junção de seca e calor colocou a agricultura espanhola “de joelhos”, com os produtores rurais bastante preocupados com os reflexos do clima extremo na safra atual. Esta preocupação é compartilhada pela vizinha França: de acordo com o site POLITICO, o governo francês declarou apoio a uma proposta da Espanha para utilizar fundos emergenciais da União Europeia em favor dos agricultores prejudicados pelo calor intenso.

O cenário é similar no Sudeste Asiático. Países como Tailândia, Mianmar, Laos, Vietnã e o sul da China sofrem com o forte calor nos últimos dias. Segundo o Guardian, os termômetros chegaram a 43oC em Mianmar. Na Tailândia, a temperatura atingiu 42oC em Bangkok no último sábado (22/4), com a sensação térmica de incríveis 54oC por causa da umidade.O jornal Independent também abordou os impactos do forte calor no Sudeste Asiático.

ClimaInfo, 28 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.