Carros elétricos: montadora aposta em híbrido com etanol no mercado brasileiro

8 de maio de 2023
carros elétricos Brasil
Hairton Ponciano / Estadão

O UOL destacou um teste interessante conduzido pela Stellantis, que reúne marcas como Chrysler, Citroën, Fiat e Jeep, e a empresa Bosch. Nele, foram comparadas a pegada de carbono de quatro veículos, cada um abastecido com uma fonte específica de combustível: gasolina tipo C (E27); etanol, 100% elétrico abastecido na matriz energética brasileira; e outro 100% elétrico abastecido na matriz energética europeia.

O teste avaliou não apenas o dióxido de carbono gerado pela propulsão do veículo, mas as emissões de todo o ciclo de geração e consumo da energia utilizada. Os resultados finais foram interessantes, ao menos pela perspectiva da empresa.

O veículo 100% elétrico baseado na matriz energética brasileira foi o que registrou a menor pegada de carbono, de 21,45 kg de CO2. Em segundo, mas bem próximo, ficou o carro abastecido com etanol, que emitiu 25,79 kg de CO2, seguido pelo carro 100% elétrico com energia europeia, com 30,41 kg. Na rabeira, por razões óbvias, o carro com gasolina emitiu mais do que o dobro do veículo menos intenso em carbono, com 60,62 kg de CO2.

O resultado mostrou que o carro a etanol teve um desempenho próximo, ainda que ligeiramente mais poluente, do que o veículo 100% elétrico com energia brasileira. Para o presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, o teste mostrou que, diferentemente de outros mercados, a eletrificação pode ser feita de forma articulada com o uso de etanol no Brasil.

“Antes de falar de tecnologia, nosso foco é analisar o problema, ou seja, precisamos descarbonizar o planeta. E existem diferentes tecnologias para isso, sendo que alguns países só contam com a eletrificação para resolver o problema, e outros, como o Brasil, podem eletrificar também, mas aqui temos o etanol, que pode ser combinado com a energia elétrica para termos grandes resultados. Esse é o nosso plano”, disse Filosa.

Sobre os elétricos, o Jornal do Carro (Estadão) informou que a busca por pontos de recarga nas plataformas do Google cresceu 106% na comparação de abril de 2023 com o mesmo mês no ano passado no Brasil. De acordo com a empresa, o interesse maior dos usuários é reflexo do crescimento das vendas de veículos elétricos no país, sendo que alguns já contam até mesmo com o aplicativo do Google Maps instalado em seu sistema para facilitar a localização por pontos de recarga.Ainda sobre pontos de recarga, a epbr informou que as montadoras Audi e Porsche fizeram uma parceria com a Raízen para investir cerca de R$ 24 milhões na instalação de 20 carregadores rápidos, prioritariamente em postos da bandeira Shell, até o ano que vem. A rede de recarga será formada por carregadores de 150 kW, que alimentam 80% da bateria em cerca de meia hora.

ClimaInfo, 9 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar