Chuvas extremas provocam morte e destruição no Haiti e no Equador

clima extremo Haiti Equador
AP Photo / Odelyn Joseph

Pelo menos 42 pessoas morreram e outras oito estavam desaparecidas após fortes chuvas provocarem inundações e vários deslizamentos de terra no Haiti durante o fim de semana. O Equador também sofreu com tempestades, mas nenhuma fatalidade havia sido informada até segunda-feira (5/6).

No Haiti, quase 13.400 pessoas foram forçadas a evacuar suas casas, porque a água invadiu centenas de residências em todo o país, transformando algumas ruas em rios caudalosos, de acordo com a Agência de Proteção Civil do país. Mais de 7.400 famílias relataram danos, informa a AP.

As chuvas também causaram danos significativos às plantações na região central do Haiti, em um país já assolado pela fome. O primeiro-ministro Ariel Henry disse que está trabalhando com organizações locais e internacionais para atender às necessidades das pessoas afetadas pelas enchentes.

No Equador, no domingo (4/6), doze horas contínuas de chuvas afetaram quatro cantões de Esmeraldas, província costeira localizada no noroeste do país, na fronteira com a Colômbia. Houve o transbordamento de seis rios, inundações e destruição de estradas e de infraestrutura, informa a Telesur.

Cerca de 500 pessoas foram resgatadas por meio de botes de borracha e outros trinta cidadãos por helicóptero. 11.750 pessoas foram afetadas pelas enchentes e 16 perderam suas casas em Esmeraldas, de acordo com o phys.org.

As tempestades no Haiti e no Equador foram noticiadas também por CNN, BBC, New York Times, Miami Herald, AP, ABC e CTV News.

ClimaInfo, 7 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.