Emirados Árabes intensificam ofensiva publicitária para “limpar” imagem da COP28

12 de junho de 2023
COP28 limpando a barra fóssil
@marcowenjones / Twitter / via The Guardian

A presidência da próxima Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP28), que será exercida pelos Emirados Árabes Unidos neste ano, está gastando um volume de dinheiro comparável a suas reservas mastodônticas de combustíveis fósseis para aliviar sua barra e tentar convencer o público internacional sobre uma suposta “liderança verde” – recurso esse, claro, sustentado fundamentalmente por petróleo e gás.

Abordamos aqui na semana passada a estratégia curiosa utilizada pelo comando da COP28 nas redes sociais, com o uso de bots (contas falsas automáticas) para promover conteúdos favoráveis ao evento e ao futuro presidente das conferência, Sultan Al-Jaber. O Guardian aprofundou essa notícia e mostrou que os Emirados Árabes são um dos quatro países que mais utilizam esse tipo de tática nas redes sociais, ao lado de nações ditatoriais como Arábia Saudita, China e Egito.

Mas a coisa é ainda mais nefasta. O Guardian também informou que a petroleira ADNOC, comandada pelo próprio Al-Jaber, tem acesso aos e-mails dos funcionários da organização da COP28 e tem orientado respostas a questionamentos da imprensa sobre a conferência. A notícia intensifica o incômodo de ativistas e lideranças políticas internacionais com Al-Jaber na presidência da COP28, ao mesmo tempo em que se mantém à frente da principal estatal de combustíveis fósseis do país.

O Financial Times abordou outro aspecto da estratégia publicitária dos Emirados Árabes – a oferta de pacotes de patrocínios a grandes empresas para a realização da conferência. Na modalidade mais salgada, a organização promete acesso privilegiado à “zona azul” da COP, espaço oficial das negociações, pela bagatela de US$ 8,2 milhões.O balanço parcial não é positivo. Ainda que, do ponto de vista político, Al-Jaber siga com apoio de governos importantes na Europa e nos EUA, os Emirados Árabes seguem apanhando na batalha da opinião pública. Até por isso, o país desfez contratos com três das maiores empresas de relações públicas do planeta e busca outra parceira para intensificar sua defesa à frente da COP28, informou o site Politico.

ClimaInfo, 12 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar