México vive terceira onda de calor de 2023 com mortes e seca

México ondas de calor
REUTERS / Jose Luis Gonzalez

A terceira onda de calor do ano no México continua sem dar lugar ao frescor típico tão esperado agora no país – e chegou antes do início do verão no Hemisfério Norte, que começa amanhã (21/6). O calor extremo mantém temperaturas acima de 40oC em 23 estados mexicanos, e nove mortes já foram registradas.

Por mais de uma semana, o país está fervendo com máximas diárias em alguns lugares chegando a 45oC. Na Cidade do México, as temperaturas têm oscilado em torno dos 33oC, informa o npr.

Em várias partes do país, os problemas se intensificaram porque houve corte no fornecimento de energia elétrica, de acordo com a Prensa Latina. Aparelhos de ar-condicionado e ventiladores pararam de funcionar, provocando o fechamento de fábricas e escolas.

Em Monterrey, no nordeste do México, a temperatura ultrapassou os 40oC. A cidade passou por uma seca histórica no ano passado e agora enfrenta a baixa pressão da água nas residências, enquanto o uso constante de aparelhos de ar-condicionado prejudicou a rede elétrica e causou apagões, relata o phys.org.

A atual onda de calor continuará por mais 10 a 15 dias, destaca a Reuters. A previsão é de um grupo de cientistas do Instituto de Ciências Atmosféricas e Mudanças Climáticas da Universidade Nacional Autônoma do México.Em tempo: A morte de centenas de aves selvagens ao longo da costa mexicana do Pacífico provavelmente foi causada pelo El Niño, disseram autoridades locais, enquanto o país e os oceanos ao redor enfrentam uma intensa onda de calor. Cerca de 300 aves selvagens de várias espécies foram encontradas mortas no fim de semana ao longo da costa dos estados ocidentais de Chiapas, Oaxaca, Guerrero, Michoacan, Jalisco, Sonora e Baja California Sur. Inicialmente, as autoridades suspeitaram de gripe aviária, mas os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente do México concluíram que o motivo mais provável era o aquecimento das águas oceânicas resultante do El Niño, informam Reuters e Euronews.

ClimaInfo, 20 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.