Carro elétrico: EUA emprestam mais de US$ 9 bilhões para Ford desbancar chineses

EUA Ford elétricos
AFP

O governo dos Estados Unidos anunciou um empréstimo histórico de mais de US$ 9 bilhões à montadora Ford, como parte de um esforço para desbancar as montadoras chinesas e garantir o domínio do mercado de carros elétricos. A medida visa impulsionar a produção e o desenvolvimento de baterias de veículos elétricos, fortalecendo a indústria automotiva norte-americana e promovendo a transição para uma economia mais verde.

A decisão de conceder o empréstimo foi motivada pelo compromisso do governo Biden em impulsionar a inovação e a produção de veículos elétricos, parte de sua agenda ambiental e de energia limpa. A Ford receberá a quantia substancial do Departamento de Energia dos EUA, e usará para expandir suas instalações de fabricação de baterias e construir novas fábricas de veículos elétricos.

Essa injeção financeira no setor automotivo é vista como uma estratégia para combater a crescente influência das montadoras chinesas, que têm avançado rapidamente no mercado de carros elétricos. A China se tornou um dos principais players na produção e venda destes veículos, e o governo dos EUA está determinado a recuperar sua posição de destaque nesse setor.

O empréstimo concedido à Ford é um dos maiores já oferecidos pelo governo dos EUA a uma empresa privada e destaca a importância estratégica que o país atribui aos veículos elétricos. A decisão também visa fortalecer a cadeia de suprimentos de baterias, uma vez que as baterias de alta capacidade são essenciais para o desempenho e o alcance destes veículos.

Bloomberg, CNN, Forbes, NY Times e Wall Street Journal, entre outros, repercutiram a notícia.

ClimaInfo, 26 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.