Tempestades inundam e matam em Alagoas e Pernambuco

tempestades Alagoas Pernambuco
@Ceci.atalaia / Instagram

As chuvas intensas do último final de semana causaram destruição em pelo menos dois estados do Nordeste. Em Alagoas, mais de 14 mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas por conta das inundações, com uma morte confirmada. Já em Pernambuco, as chuvas afetaram mais de 2,8 mil pessoas em 12 cidades da Zona da Mata.

A chuva mais intensa provocou a elevação e o transbordamento de rios em Alagoas, onde o governo declarou situação de emergência em 31 municípios. De acordo com a Agência Brasil, o mais afetado foi Matriz de Camaragibe, com 390 desabrigados e 3.158 desalojados. A única morte confirmada até agora em Alagoas aconteceu em Joaquim Gomes.

As inundações provocaram também a interrupção do abastecimento de água potável em pelo menos 15 municípios alagoanos. Em três deles, a situação foi ocasionada por reflexos das chuvas no fornecimento de energia elétrica. CNN Brasil, Folha, g1 e O Globo, entre outros, deram mais informações.Em Pernambuco, o governo estadual decretou situação de emergência em 15 municípios da Zona da Mata. Além de inundações, as chuvas também causaram deslizamentos de terra e abriram buracos no solo, afetando construções e vias públicas. Em Palmares, o g1 informou que o rio Santo Antônio chegou a subir seis metros em virtude do volume excessivo de chuva. Agência Brasil e Folha de Pernambuco trazem mais detalhes.

ClimaInfo, 11 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.