Calor extremo continua no Hemisfério Norte e faz França reduzir energia nuclear

12 de julho de 2023
França energia nuclear
REUTERS / Robert Pratta

As altas temperaturas não estão dando trégua na Europa, nos Estados Unidos, China e Oriente Médio. Vários países sofrem com o calor extremo, que, além de afetar a saúde humana, pressiona o fornecimento de energia elétrica, cuja demanda cresce pelo maior uso de aparelhos de ar-condicionado e sistemas de ventilação.

Temperaturas potencialmente mortais e recordes são esperadas em vários estados do sul e do sudoeste dos EUA, destaca o Wall Street Journal. O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas de calor excessivo para áreas nas quais residem de 90 milhões a 100 milhões de americanos, reforçam Reuters e Axios. E a expectativa é de que assim permaneça no fim de semana e além. 

Na Flórida, os recifes de corais estão enfrentando o que pode ser uma ameaça sem precedentes de uma onda de calor marinha que aquece o Golfo do México, elevando a temperatura da água para mais de 32oC, de acordo com o New York Times. A verdadeira preocupação, dizem os cientistas, é que estamos em julho, e os corais normalmente experimentam o maior estresse térmico em agosto e setembro.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, lançou uma nova campanha destinada a proteger os residentes do estado do calor extremo. A iniciativa, que vai custar US$ 20 milhões, quer garantir que os californianos estejam cientes das medidas de segurança contra o calor, informa o Guardian.

Do outro lado do Atlântico, a França deverá restringir a produção elétrica em duas usinas nucleares ao longo do rio Ródano por causa do calor, informa a Reuters. O clima quente pode reduzir pela metade o fornecimento de energia disponível das usinas Bugey, de 3,6 GW, e Saint Alban, de 2,6 GW, de hoje (13/7) a domingo.

Uma onda de calor na Itália esta semana pode quebrar recordes, com temperaturas previstas acima de 45oC. A Sociedade Meteorológica Italiana nomeou a onda como “Cerberus”, monstro de três cabeças que aparece no Inferno de Dante como um guarda dos portões do inferno. “A terra está com febre alta e a Itália está sentindo isso em primeira mão”, disse Luca Mercalli, chefe da Sociedade Meteorológica Italiana, à CNN. Sky News e Independent também trataram de “Cerberus”.

O calor implacável também se manteve na Espanha na 4ª feira (12/7), e se prevê um fim de semana tórrido. O serviço meteorológico espanhol disse que os termômetros podem atingir 45oC no sudeste da Península Ibérica, que estão sob alerta de calor extremo, explica a AP.

No Oriente Médio, Israel ferve sob altas temperaturas, que devem permanecer até domingo, de acordo com meteorologistas. O país vai experimentar o pico da frente quente, chamada “Cleon”, nesta 5ª feira (13/7). A previsão é que o Vale do Jordão registre temperaturas de até 46oC, relata o Times of Israel.E na China, as altas temperaturas levaram a China Energy Investment Corporation, uma das maiores geradoras de energia a carvão do mundo, a bater um recorde diário de produção de eletricidade na 2ª feira (10/7), de acordo com a CNN. “Devido às altas temperaturas contínuas, a carga de eletricidade em muitas partes do país continua a aumentar”, disse a companhia.

ClimaInfo, 13 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar