Sul do Brasil registra granizo e ventos fortes antes da chegada de ciclone extratropical

ciclone extratropical RS SC 3
INMET.gov.br

O dia de ontem foi marcado por chuvas, granizo e fortes ventos nos estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pouco antes da chegada de um ciclone extratropical. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alertou para riscos de inundações e deslizamentos de terra em boa parte da região Sul do Brasil, com a possibilidade de que os efeitos do ciclone sejam sentidos em outras áreas no Sudeste e no Centro-Oeste do país.

Em SC, uma “microexplosão” (fenômeno meteorológico no qual a nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água em seu interior, fazendo com que a chuva caia de uma vez) destruiu um galpão em Herval d’Oeste. Boa parte da região oeste do estado também registrou chuvas intensas, fortes rajadas de vento e queda de granizos. Árvores foram derrubadas e residências, destelhadas. Felizmente, até a tarde desta 4ª feira (12/7), não havia registro de feridos ou vítimas fatais. Estadão, g1 e Metrópoles, entre outros, deram mais informações.

Já em RS, queda de granizo foi registrada na região central do estado, inclusive na capital Porto Alegre. Em Dilermando de Aguiar, o chão chegou a ficar coberto de gelo por conta da intensidade e do volume da tempestade. Danos também foram observados em residências e prédios comerciais. Da mesma forma que em SC, não houve registro de vítimas. Os efeitos do ciclone em RS foram destacados por g1 e Metrópoles, entre outros.

O ciclone extratropical que se formou no sul do Brasil é decorrente de uma área de baixa pressão continental que se observa entre o norte da Argentina e o Paraguai. De acordo com o INMET, os ventos podem chegar a mais de 110 km/h, com a precipitação média superando 150 milímetros em alguns pontos de RS e SC. O ciclone deve perder força a partir desta 5ª feira (13/7), quando se deslocará para o oceano, mas deve abrir caminho para uma massa de ar frio que avançará até o sul da Amazônia neste final de semana.

O impacto do ciclone e a previsão do INMET para o Sul do Brasil foram abordados por diversos veículos, como Agência Brasil, Estadão, Folha, Um Só Planeta e UOL.

ClimaInfo, 13 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.