G20 não fecha acordo sobre abandono dos combustíveis fósseis

23 de julho de 2023
G20 Índia 2023
G20.org

A esperança é a última que morre, mas, diante dos resultados dos últimos encontros multilaterais que debatem a crise climática, acaba valendo a máxima do Barão de Itararé: “De onde menos se espera é que não vem nada mesmo”. A (falta de) posição do G20 sobre o abandono dos combustíveis fósseis confirma a filosofia do barão.

Em encontro de ministros de energia concluído no fim de semana em Goa, na Índia, o grupo – que responde por mais de três quartos das emissões globais e do PIB do planeta – não chegou a um consenso sobre a redução gradual dos combustíveis fósseis, informa o Guardian, após objeções de países produtores. O G20, então, emitiu uma declaração de resultado e um resumo da presidência do grupo, ocupada pelos indianos, em vez de um comunicado conjunto, quando há acordo entre todos os países-membros sobre todas as questões.

Enquanto alguns países concordaram com a diminuição gradual do uso de combustíveis fósseis, outros argumentaram que as emissões poderiam ser resolvidas por tecnologias de remoção de carbono, de acordo com o documento final, explica a Bloomberg. “Países do Oriente Médio sentiram que as preocupações com emissões poderiam ser abordadas por tecnologias como captura, uso e sequestro de carbono ou outras tecnologias de redução. Ambos os caminhos são bons”, disse Raj Kumar Singh, ministro de energia da Índia.

Grandes produtores de petróleo e gás fóssil, incluindo Arábia Saudita e Rússia, foram contrários a uma proposta para triplicar a capacidade de energia renovável dos países do grupo até 2030. A China e exportadores de carvão como África do Sul e Indonésia também se opuseram ao plano. A Índia adotou posição neutra sobre o assunto, relata a Reuters.

Outro dissenso se deu na cobrança aos países desenvolvidos para cumprir a meta de mobilizar conjuntamente US$ 100 bilhões por ano para ações climáticas nas economias em desenvolvimento de 2020 a 2025, aponta a Reuters. Também não houve acordo na descrição da guerra na Ucrânia.

Financial Times, SCMP, Indian Express, Poder 360, UOL, g1, Um só planeta e O Globo também trataram da falta de acordo do G20 sobre combustíveis fósseis.

ClimaInfo, 24 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar