Corrente do Golfo pode entrar em colapso já em 2025, aponta estudo

27 de julho de 2023
AMOC aquecimento
RealClimate.org

O que já está (muito) ruim nos oceanos por causa das mudanças climáticas caminha para ficar ainda pior – e antes do que se esperava. O sistema da Corrente do Golfo pode entrar em colapso já em 2025, sugere um estudo publicado na Nature. O fim do sistema, que impulsiona as correntes do Atlântico e determina o clima da Europa Ocidental, pode causar impactos climáticos catastróficos em todo o mundo.

Já se sabia que a Circulação Meridional do Atlântico (AMOC, na sigla em inglês) está em seu ponto mais fraco em 1.600 anos, devido ao aquecimento global. E os pesquisadores detectaram sinais de alerta de um ponto de inflexão em 2021, segundo o Guardian.

A nova análise estima uma escala de tempo para o colapso entre 2025 e 2095, com uma estimativa central de 2050, se as emissões globais de gases de efeito estufa não forem reduzidas. Evidências de colapsos anteriores indicam mudanças de temperatura de 10°C em algumas décadas, embora tenham ocorrido nas eras glaciais.

A avaliação mais recente do IPCC concluiu que a AMOC não entraria em colapso tão rapidamente. Mas o autor do atual estudo, o professor Peter Ditlevsen, da Universidade de Copenhague, disse à BBC que outros cientistas alertaram sobre o potencial de colapso do sistema de correntes marítimas.

Alguns cientistas questionaram a nova pesquisa, afirmando que as suposições sobre como um ponto de inflexão aconteceria e as incertezas nos dados subjacentes são muito grandes para uma estimativa confiável do momento do ponto de não retorno. Mas todos concordaram que a perspectiva de um colapso da AMOC é extremamente preocupante e deveria estimular cortes rápidos nas emissões.

A AMOC é um complexo emaranhado de correntes que funciona como uma gigantesca correia transportadora global. Ele transporta água quente dos trópicos para o Atlântico Norte, onde a água esfria, torna-se mais salgada e afunda no oceano, antes de se espalhar para o sul, explica a CNN.

A Circulação Meridional do Atlântico desempenha um papel crucial, ajudando a regular os padrões climáticos globais. E além de invernos muito mais extremos e aumentos do nível do mar afetando partes da Europa e dos Estados Unidos, seu colapso mudaria as monções nos trópicos.

A antecipação do colapso da AMOC foi destaque também nos POLITICO, Axios, Financial Times, CNBC, USA Today, Newsweek e RealClimate.

Em tempo: Nem mulher, nem do Sul Global. O físico escocês James Skea foi eleito para a presidência do IPCC, derrotando em segundo turno, por 90 votos a 69, a matemática brasileira Thelma Krug, informam Folha, Correio Braziliense, g1 e OC. Também disputaram o cargo a sul-africana Debra Roberts e o belga Jean-Pascal van Ypersele. Skea é um dos mais respeitados cientistas do campo da climatologia e pessoa preocupada com o Sul Global. As eleições aconteceram na 59ª sessão do IPCC, que ocorre em Nairóbi, Quênia, até a 6ª feira (28/7). Nos próximos dias, serão escolhidos os três vice-presidentes do painel e os copresidentes dos grupos de trabalho que conduzirão o próximo ciclo de avaliação do IPCC.

ClimaInfo, 27 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar