Incêndios florestais no Mediterrâneo continuam e já mataram mais de 40 pessoas

incêndios florestais mediterrâneo
Reprodução vídeo Guardian

O fogo, que não para nos países mediterrâneos, tanto na Europa como na África, chegou a Portugal e às ilhas Canárias, na Espanha. Mais de 40 pessoas já morreram na Argélia, na Itália e na Grécia por causa dos incêndios florestais, e milhares foram evacuadas. A devastação vem sendo agravada pela onda de calor, que não dá trégua, pela seca e por ventos fortes.

O maior número de mortos até o momento é registrado na Argélia, no norte africano, com 34 vítimas, incluindo 10 bombeiros. A província costeira de Bejaia, a leste da capital, Argel, é a área mais atingida. Os incêndios também atingiram a vizinha Tunísia, informam BBC e Reuters.

No sul da Itália, os corpos de duas pessoas na faixa dos 70 anos foram encontrados em uma casa destruída pelas chamas, enquanto uma mulher de 88 anos foi encontrada falecida perto da cidade siciliana de Palermo, informam Guardian e Reuters. O presidente regional da Sicília, Renato Schifani, disse que planeja pedir ao governo que declare estado de emergência para a ilha.

Bombeiros italianos disseram que combateram quase 1.400 incêndios entre domingo e 3ª feira, incluindo 650 na Sicília e 390 na Calábria. Nessa região continental do sul, um homem de 98 anos acamado morreu, após o fogo consumir sua casa.

Mais incêndios florestais eclodiram na 4ª feira (26/7) na Grécia continental, com o mais grave perto da cidade de Volos, onde aldeias periféricas e uma zona industrial próxima foram evacuadas. Bombeiros disseram que duas pessoas foram encontradas mortas após incêndios na área – uma mulher em uma caravana e um pastor que foi salvar seu rebanho, de acordo com a AP.

Em Portugal, centenas de bombeiros lutavam para apagar as chamas que varriam um parque natural perto de Cascais, um popular destino de férias, com fortes ventos dificultando os esforços para se combater o incêndio, destaca a Reuters. O incêndio florestal começou numa zona montanhosa do parque natural Sintra-Cascais, que se estende por cerca de 145 km2 e se situa a oeste da capital, Lisboa.

Já na ilha espanhola de Gran Canaria, um incêndio florestal forçou as autoridades a remover várias centenas de moradores de suas casas, fechar três estradas e enviar helicópteros para conter a labareda. Uma testemunha disse à Reuters que as chamas afetaram a parte central montanhosa da ilha perto do pico Tejeda, longe das praias populares entre os turistas.

O fogo na Europa e na África foi amplamente noticiado, com cobertura de Euronews, Al Jazeera, Independent, CNN, Guardian, Sky News, Reuters e POLITICO

Em tempo: Enquanto a onda de calor extremo se espalha pelo meio-oeste dos Estados Unidos, como mostra o New York Times, no Oregon, na costa oeste do país, um incêndio florestal no sul do estado que começou no fim de semana foi tão intenso que queimou dezenas de casas e interrompeu serviços de emergência. O incêndio de Golden, que começou no sábado (22/7), danificou cerca de 10 quilômetros de cabo de fibra ótica e mais de 100 postes de energia, disseram autoridades do condado de Lake. Por isso, as chamadas de emergência do condado estão sendo redirecionadas para Klamath, onde todas as ligações para o 911 foram despachadas para as agências apropriadas, relata o New York Times.

ClimaInfo, 27 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.