Incêndios florestais matam mais de 30 na Argélia. Fogo avança na Grécia e em outros países do Mediterrâneo

Algeria incêndios florestais
EPA-EFE

O calor extremo que não dá trégua à Europa mediterrânea também afeta o norte da África e o Oriente Médio. E assim como no continente europeu, as altas temperaturas estão causando grandes incêndios florestais em países africanos, com mortes e evacuação de milhares de pessoas.

Na Argélia, o fogo já matou mais de 30, incluindo 10 bombeiros, e forçou a evacuação de centenas de pessoas de suas casas na costa mediterrânea do país. Segundo a Al Jazeera, as mortes foram divulgadas na 2ª feira (24/7), quando os termômetros atingiram 48°C em partes do país. O Washington Post apresenta uma foto-sequência dos incêndios na Argélia.

Segundo o npr, foram registrados 97 incêndios no país, que se espalharam por florestas e áreas agrícolas de 16 regiões argelinas. Os maiores e mais mortíferos deles devastaram partes de Bejaia e Jijel – na região de Kabyle, a leste da capital, Argel – e Bouira, cerca de 100 km a sudeste da capital, de acordo com o Ministério do Interior.

Alimentados por fortes ventos, os incêndios florestais na Argélia se espalharam para a vizinha Tunísia, forçando o fechamento de dois postos de fronteira, segundo a Reuters. Temperaturas de 49°C foram registradas em algumas cidades tunisianas esta semana. Unidades de proteção civil, apoiadas por trabalhadores florestais e pela força aérea, trabalham para apagar incêndios em várias áreas de Tabarka, no noroeste, na fronteira com a Argélia.

Na Turquia, bombeiros combateram um incêndio florestal perto do resort de Kemer, na província de Antalya, no sul do país, em meio a altas temperaturas em toda a região. O incêndio se espalhou rapidamente pela floresta na área como resultado de fortes ventos e baixa umidade, explica a Reuters.

Na Grécia, o fogo que atinge várias regiões do país há dias não dá sinais de arrefecimento. Para ampliar o drama, um avião que combatia as chamas na ilha grega de Evia caiu logo após despejar água sobre o fogo, matando seus dois tripulantes, informam BBC e Reuters.

Na ilha grega de Corfu, autoridades gregas resgataram quase 2.500 pessoas na 2ª feira (24/7) por causa dos incêndios florestais, relata o DW. No dia anterior, quase 20 mil pessoas foram retiradas da ilha de Rhodes por causa do fogo, lembra a Bloomberg.

Já a Itália vive todos os extremos climáticos ao mesmo tempo. Segundo Reuters e Guardian, sete pessoas morreram no país em 24 horas, fatalidades causadas por incêndios florestais no sul italiano e violentas tempestades no norte. Incêndios na Sicília fecharam temporariamente o aeroporto de Palermo, após as temperaturas na cidade subirem para 47°C. E chuvas torrenciais mataram duas pessoas na região de Milão.

Reuters, CNN, npr, Al Jazeera, POLITICO e BBC também trataram da onda de incêndios na Europa mediterrânea e no norte da África.

Em tempo: Mais uma vez, a fumaça de mais de 1.000 incêndios florestais no Canadá se espalhou pelo norte dos EUA, piorando a qualidade do ar e ameaçando a saúde dos residentes em cidades como Chicago, Illinois e Minneapolis, Minnesota. A fumaça pairou sobre a região dos Grandes Lagos, em particular, com cerca de 1.090 incêndios ativos em todo o Canadá, mais de 670 dos quais são considerados “fora de controle”, de acordo com o Canadian Interagency Forest Fire Center, informa a CNN.

ClimaInfo, 26 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.