“Big Brother” Amazônico: NASA oferece ao Brasil satélites mais poderosos para monitorar floresta

EUA NASA satélite Amazônia
Ricardo Stuckert / Planalto - 24.jul.2023

No Brasil para costurar acordos entre o país e os Estados Unidos, o diretor da NASA, Bill Nelson, afirma que o governo de Joe Biden quer pôr a Amazônia no centro da cooperação entre as duas nações. Contudo, até o momento, nenhum centavo da doação de US$ 500 milhões em cinco anos anunciada pelos EUA ao Fundo Amazônia foi transferido.

Em reunião com o presidente Lula, Nelson ofereceu ao governo brasileiro o uso de três novos satélites que podem dar informações mais detalhadas sobre a situação do desmatamento da Amazônia, informa o UOL. Segundo o diretor do órgão espacial estadunidense, um dos novos equipamentos pode ver através da copa das árvores. Outro permite ler a umidade do solo.

“Temos instrumentos no espaço que podem identificar doenças e pragas na floresta, e isso nos ajuda a prevenir incêndios, outra fonte de destruição da vegetação. A discussão [com Lula] foi muito além desses itens, foi muito produtiva para os dois lados. Também teremos reuniões de acompanhamento dos nossos cientistas (dos EUA) com os brasileiros”, complementou Nelson.

As tratativas com Lula também envolveram o compartilhamento de informações produzidas pela agência espacial dos EUA. Além disso, Nelson defende a criação de uma nova matriz econômica nas regiões que atualmente dependem da exploração ilegal dos recursos naturais, destaca a Folha.

Apesar da animação de Nelson, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, explica que qualquer parceria no monitoramento das florestas depende do aval das autoridades científicas que acompanham a política aeroespacial brasileira. São elas que apontam a necessidade dos equipamentos e a viabilidade de cruzamento de informações, de acordo com a Agência Brasil.

Segundo a ministra, em breve deve entrar em operação um novo radar, que possibilitará a captação de imagens através das nuvens. Santos ainda disse que o INPE “continua firme e forte fazendo o dever de casa” na qualificação de informações para o combate ao desmatamento na Amazônia.

Terra, Poder 360, Correio Braziliense, BNC Amazonas, Brasil 247, UOL e Metrópoles trataram do encontro de Lula com o diretor da NASA.

ClimaInfo, 26 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.