Duas pessoas morreram quando o tufão Doksuri atingiu a costa do norte das Filipinas com ventos fortes e chuvas torrenciais na 4ª feira (26/7). A tempestade provocou inundações em rios e deixou milhares sem eletricidade.
A chuva atingiu comunidades costeiras das Filipinas, incluindo aldeias isoladas em florestas tropicais. Muitas pessoas já haviam sido transferidas para áreas mais seguras antes da tempestade, que trouxe ventos de até 175 km/h, informa a Reuters.
Doksuri afetou mais de 180.000 pessoas nas Filipinas, informou o Gabinete de Defesa Civil do país. Dessas, quase 16.000 pessoas foram evacuadas na província de Cagayan, no norte das Filipinas, onde Doksuri atingiu a costa como um supertufão, disse Rueli Rapsing, chefe do escritório de gestão e redução de riscos de desastres da província, de acordo com a Bloomberg.
A tempestade pairou perto de um grupo de pequenas ilhas ao norte de Luzon, a maior e mais populosa ilha das Filipinas, segundo um boletim do serviço meteorológico do país. Segundo o New York Times, a expectativa é que Doksuri passe perto de Taiwan antes de atingir a China, o que deve ocorrer na manhã de 6ª feira (28/7).
Os efeitos do tufão Doksuri nas Filipinas também foi noticiado por CNN, DW, Al Jazeera, ABC e phys.org.
ClimaInfo, 27 de julho de 2023.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.