Incêndio em cargueiro levanta discussão sobre riscos de baterias elétricas

incêncio em cargueiro baterias elétricas
Reprodução vídeo g1

A eletrificação de veículos é apontada como uma das soluções para descarbonizar o setor de transportes. Entretanto, estão se tornando comuns relatos de incêndios e explosões das baterias de carros e bicicletas elétricas. O que gera dúvidas sobre a segurança desses equipamentos.

A guarda costeira da Holanda investiga se um incêndio a bordo do cargueiro Freemantle Highway, que começou na 3ª feira passada (25/7), teve início em um dos veículos elétricos a bordo. Dos cerca de 4.000 carros que estão na embarcação, cerca de 500 eram elétricos, informaram g1, UOL e ABC. As informações iniciais davam conta de apenas 25 VEs no navio.

O número de automóveis a bordo é relevante, destaca a Bloomberg, pois isso pode aumentar bastante o tempo necessário para apagá-lo. O fogo da bateria de íon-lítio é mais quente e dura mais do que a gasolina. Além disso, pode ser difícil de apagar, às vezes reacendendo horas ou dias depois.

Segundo a Reuters, o incêndio no navio, de bandeira panamenha, havia diminuído no fim de semana. O fogo matou um tripulante indiano e feriu outras sete pessoas, que pularam no mar para escapar das chamas. O navio, de 199 metros, está à deriva a cerca de 17 km da costa norte da Holanda, informou a guarda costeira do país. O cargueiro estava viajando da Alemanha para o Egito.

Um porta-voz da K Line (Kawasaki Kisen Kaisha), com sede em Tóquio, que fretou a embarcação, recusou-se a dar informações sobre as marcas de carros. Inclusive se a carga incluía veículos de fabricantes japoneses.

As causas do incêndio no Freemantle Highway serão investigadas, mas o Wall Street Journal relata casos de mau funcionamento de baterias de lítio, alguns fatais. Em junho, quatro pessoas morreram em um incêndio causado por baterias de íon-lítio em uma loja de bicicletas elétricas em Nova York. No ano passado, houve 74 incidentes com baterias de lítio em voos nos Estados Unidos, segundo a Federal Aviation Administration (FAA), número que vem aumentando a cada ano.O DW pontua que especialistas como Markis Egelhaaf, da certificadora de testes Dekra, e Dana Maißner, do Instituto de Tecnologia e Segurança de Navios em Rostock-Warnemünde, na Alemanha, chegaram diversas vezes à conclusão de que carros elétricos não têm risco maior de incêndio do que nos demais tipos de veículos. Mas a seguradora Allianz destaca que carros elétricos em chamas podem ser traiçoeiros, porque o fogo é capaz de reacender por meio de reações químicas.

ClimaInfo, 31 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.