Incêndio em cargueiro levanta discussão sobre riscos de baterias elétricas

30 de julho de 2023
incêncio em cargueiro baterias elétricas
Reprodução vídeo g1

A eletrificação de veículos é apontada como uma das soluções para descarbonizar o setor de transportes. Entretanto, estão se tornando comuns relatos de incêndios e explosões das baterias de carros e bicicletas elétricas. O que gera dúvidas sobre a segurança desses equipamentos.

A guarda costeira da Holanda investiga se um incêndio a bordo do cargueiro Freemantle Highway, que começou na 3ª feira passada (25/7), teve início em um dos veículos elétricos a bordo. Dos cerca de 4.000 carros que estão na embarcação, cerca de 500 eram elétricos, informaram g1, UOL e ABC. As informações iniciais davam conta de apenas 25 VEs no navio.

O número de automóveis a bordo é relevante, destaca a Bloomberg, pois isso pode aumentar bastante o tempo necessário para apagá-lo. O fogo da bateria de íon-lítio é mais quente e dura mais do que a gasolina. Além disso, pode ser difícil de apagar, às vezes reacendendo horas ou dias depois.

Segundo a Reuters, o incêndio no navio, de bandeira panamenha, havia diminuído no fim de semana. O fogo matou um tripulante indiano e feriu outras sete pessoas, que pularam no mar para escapar das chamas. O navio, de 199 metros, está à deriva a cerca de 17 km da costa norte da Holanda, informou a guarda costeira do país. O cargueiro estava viajando da Alemanha para o Egito.

Um porta-voz da K Line (Kawasaki Kisen Kaisha), com sede em Tóquio, que fretou a embarcação, recusou-se a dar informações sobre as marcas de carros. Inclusive se a carga incluía veículos de fabricantes japoneses.

As causas do incêndio no Freemantle Highway serão investigadas, mas o Wall Street Journal relata casos de mau funcionamento de baterias de lítio, alguns fatais. Em junho, quatro pessoas morreram em um incêndio causado por baterias de íon-lítio em uma loja de bicicletas elétricas em Nova York. No ano passado, houve 74 incidentes com baterias de lítio em voos nos Estados Unidos, segundo a Federal Aviation Administration (FAA), número que vem aumentando a cada ano.O DW pontua que especialistas como Markis Egelhaaf, da certificadora de testes Dekra, e Dana Maißner, do Instituto de Tecnologia e Segurança de Navios em Rostock-Warnemünde, na Alemanha, chegaram diversas vezes à conclusão de que carros elétricos não têm risco maior de incêndio do que nos demais tipos de veículos. Mas a seguradora Allianz destaca que carros elétricos em chamas podem ser traiçoeiros, porque o fogo é capaz de reacender por meio de reações químicas.

ClimaInfo, 31 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar