Tufão Doksuri provoca mortes e inundações em Beijing e outras cidades da China

tufão Doksuri China
Reprodução Twitter Extinction Rebellion

Depois de passar pelas Filipinas, onde deixou mortes e estragos, e também por Taiwan, o tufão Doksuri chegou à China, onde foi rebaixado a depressão tropical. Ainda assim, na capital, Beijing, carros foram arrastados na 2ª feira (31/7) por uma chuva implacável que desde o fim de semana transformou estradas em rios, matou pelo menos duas pessoas e deixou outras centenas presas, apesar da evacuação noturna de dezenas de milhares de suas casas.

Vídeos publicados pela mídia estatal chinesa mostram veículos quase submersos no distrito de Mentougou, em Beijing, puxados por torrentes velozes, segundo a Reuters. Dois corpos foram encontrados em um rio durante uma patrulha de emergência, enquanto equipes resgataram centenas de pessoas em outras partes da cidade.

Estradas foram alagadas nos distritos de Fengtai, Shijingshan, Haidian, Daxing e Huairou, com serviços suspensos em centenas de serviços de ônibus e várias rotas de trem em toda a cidade, informa a SCMP. Três trens ficaram presos a caminho de Beijing, de acordo com relatos da mídia, e a tempestade também forçou o aeroporto internacional da capital chinesa a cancelar 40 voos.

Cerca de 170,9 mm de chuva inundaram a capital chinesa entre a noite de sábado e o meio-dia de 2ª feira, disse o Bureau Meteorológico da cidade. O volume, ressalta a DW, é a quantidade de chuva para todo o mês de julho, de acordo com registros oficiais.Além de Beijing, as tempestades inundaram a cidade vizinha de Tianjin, bem como a província de Hebei, em uma região quase do tamanho da Grã-Bretanha na esteira de Doksuri. O New York Times apresenta um vídeo com fortes imagens da inundação nessas regiões, e a BBC e a NBC mostram o dramático resgate de um motorista cujo carro foi arrastado pela correnteza na cidade de Wu’an, em Hebei.

ClimaInfo, 1º de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.