Depois da Grécia, Espanha fica em alerta por incêndios florestais

Espanha incêndios florestais
montagem pxhere.com

Os incêndios florestais devem continuar sendo um problema no sul da Europa. O forte calor que persiste na região da Península Ibérica preocupa autoridades, especialmente na Espanha, para a possibilidade de novos focos de fogo nos próximos dias.

O serviço europeu Copernicus emitiu alerta de “perigo muito extremo” de fogo em pontos do sul de Portugal e em boa parte do território espanhol ao sul de Madri. De acordo com a Bloomberg, alertas de risco de incêndio também foram emitidos para a costa mediterrânea da França, na região de Marselha, e para as ilhas italianas de Sardenha e Sicília.

Na Grécia, os incêndios consumiram uma área de pouco mais de 1,5 mil km2, equivalente à região metropolitana de Londres. Os maiores focos foram controlados, mas cerca de 100 incêndios foram registrados somente no último final de semana, a maior parte de pequeno porte. Um foco maior foi observado em Thasos, no norte do Mar Egeu.

A Reuters destacou o esforço de treinadores de vela que participavam de uma competição juvenil para retirar 130 pessoas presas em uma praia em Volos, na região central da Grécia, no último domingo (30). Cerca de 60 embarcações participaram da operação de resgate.

Do outro lado do Mediterrâneo, no norte da África, o forte calor vem causando uma verdadeira crise humanitária na fronteira entre Tunísia e Líbia, com imigrantes presos sob o sol inclemente. Só no último final de semana, de acordo com a AFP, cerca de 100 pessoas foram resgatadas em condições dramáticas do lado líbio da fronteira. A Tunísia é uma importante porta de entrada para imigrantes da África subsaariana a caminho da Europa. Em muitos casos, as autoridades tunisianas impedem a entrada das pessoas, deixando-as no deserto líbio.

ClimaInfo, 1º de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.