Cúpula da Amazônia: uma nova oportunidade para a proteção da floresta?

2 de agosto de 2023
Cúpula da Amazônia nova oportunidade
OTCA divulgação

A Cúpula da Amazônia, que começa nesta 6ª feira (4/8) em Belém, pode ser um recomeço da proteção da floresta e de seus Povos.

Em vários países da Pan-Amazônia o bioma vive à beira do abismo do desmatamento e da destruição ecossistêmica, o que torna urgente uma retomada do diálogo e da cooperação política entre os países da região para sua proteção. A essa altura não temos mais tempo para errar: ou aproveitamos esta chance ou a maior floresta tropical do planeta pode estar com seus dias contados.

O Amazônia Real conversou com lideranças ambientais e sociais da Amazônia sobre as expectativas em torno da Cúpula. Por um lado, alguns entendem que a volta da floresta à agenda política de alto nível dos governos amazônicos é importante e pode reviver a cooperação pela proteção ambiental. Por outro, as feridas deixadas por tentativas anteriores ainda estão abertas, o que desperta alguma desconfiança sobre o que pode sair desse evento.

“Quem vai criar os mecanismos para frear a destruição vão ser os mesmos que destruíram? Não se pode falar em mudanças climáticas e continuar apostando em hidrelétricas, mineração, monocultura e agronegócio”, disse Raimundo Magno, doutorando em sociologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e líder quilombola. Ele diz torcer para que a cúpula seja “mais do que marketing ambiental e empresarial” e que, a despeito do discurso atual do poder público, “não existe ainda a construção de um diálogo efetivo com as Comunidades Tradicionais e os Povos Originários”.

Por isso, há um esforço do governo federal, especialmente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, para dar mais peso político às discussões e eventuais decisões do encontro de chefes de governo da Pan-Amazônia. Em entrevista à Revista Cenarium, a ministra Marina Silva defendeu a cooperação entre os países da região como caminho para a proteção da floresta.

“O momento é de cooperação. Esperamos que Belém não seja apenas mais um evento, que seja um espaço para tomada de decisão e encaminhamentos práticos que têm a ver com financiamentos e trocas de experiências”, afirmou Marina. “Convocar uma Cúpula da Amazônia significa fazer um esforço para que possamos enfrentar o problema do desmatamento, não apenas como um país isolado, mas como uma articulação entre os oito países do Tratado de Cooperação Amazônica”.

Movimentos sociais, comunidades e populações tradicionais e ambientalistas também estão pressionando os governos amazônicos a sair da letargia. O InfoAmazonia deu mais detalhes sobre a mobilização da sociedade civil antes e durante a Cúpula de Belém, que envolve a participação nos Diálogos Amazônicos, parte da programação oficial, e a eventos paralelos que devem acontecer na capital paraense.

Ainda sobre a Cúpula, o presidente Lula reiterou nesta 3ª feira (1º/8) o objetivo de articular uma resposta dos países amazônicos, além de outras nações com grande estoque de florestas, para a COP28 de Dubai. “Vamos a Belém fazer o grande encontro que vai reunir os oito chefes de Estado da América do Sul que têm a floresta amazônica, mais os dois Congos, que têm grandes florestas na África, e a Indonésia, país que tem mais floresta na região asiática. Vamos fazer esse encontro para começar a elaborar uma proposta para a COP28”, disse Lula, citado pelo Correio Braziliense.Por falar na COP28, a Cúpula da Amazônia também receberá o presidente-designado da Conferência, Sultan al-Jaber. Esta será a primeira visita do futuro chefe da COP de Dubai ao Brasil. A notícia foi repercutida pelo Pará Terra Boa.

ClimaInfo, 2 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar