Lula não descarta exploração de petróleo na foz do Amazonas

4 de agosto de 2023
Lula petróleo foz do Amazonas
Aline Massuca / Metrópoles

Segundo o presidente Lula, a recusa do IBAMA “não é definitiva” e a Petrobras pode “continuar sonhando” em explorar petróleo na foz do Amazonas.

Às vésperas da Cúpula da Amazônia, e mesmo com a proposta do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e de diversos especialistas e movimentos sociais de banir a exploração de petróleo e gás fóssil na região, Lula indicou que a perfuração de um poço na foz do Amazonas não está descartada. Em entrevista a rádios amazônicas, Lula disse que a Petrobras vai ter “todo o cuidado”, informa o g1.

O Estadão conta que o presidente foi questionado na entrevista se o Amapá pode “continuar sonhando com petróleo jorrando progresso”. A pergunta escancara a equivocada visão desenvolvimentista que associa petróleo a progresso socioeconômico, quando toda a história da indústria petrolífera mostra justamente o contrário – vide a vida das populações dos principais países produtores.

Mas Lula ainda não se convenceu disso. Assim, ressaltou que a decisão do IBAMA de negar a licença para a estatal perfurar um poço de petróleo no bloco FZA-M-59 não é definitiva. “Vocês podem continuar sonhando. E eu também quero continuar sonhando. Esse estudo do IBAMA não é definitivo. Eles apontam falhas técnicas que a Petrobras tem o direito de corrigir”, continuou.

Segundo a Folha, Lula defendeu que haja pesquisas para descobrir se há ou não petróleo na foz do Amazonas. “Primeiro a gente tem que pesquisar, tem que saber se tem aquilo que a gente pensa que tem e quando a gente achar, a gente vai tomar uma decisão do Estado brasileiro, o que a gente vai fazer, como é que a gente pode explorar, como é que a gente vai evitar que um desastre qualquer possa prejudicar a nossa querida margem do Oceano Atlântico na Amazônia”, acrescentou. Ou seja, a perfuração do poço – que é na verdade exploração de petróleo – está sendo vista como “pesquisa”.

Metrópoles, O Globo e R7 repercutiram a fala de Lula.

ClimaInfo, 4 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar