Dois lados do clima extremo na Europa: enchentes na Escandinávia e incêndios florestais em Portugal

8 de agosto de 2023
Europa extremos climáticos
montagem Ketut Subiyanto - Genaro Servín / Pexels

Os extremos provocados pelas mudanças climáticas continuam atingindo a Europa. Se antes a tragédia estava concentrada no sul do continente, agora chega ao Norte europeu.

O calor escaldante está voltando ao sul da Europa esta semana, com potencial para temperaturas recordes em partes da Espanha e incêndios florestais atingindo Portugal e Chipre. A Eslovênia está debaixo d’água. Já a tempestade Hans – nomeada pelo serviço meteorológico da Noruega – atingiu a região nórdica, interrompendo o tráfego aéreo, balsas e causando inundações generalizadas. Alertas vermelhos foram emitidos para altos níveis de água nos próximos dias no sul da Suécia.

A zona rural ao redor de Sevilha pode ultrapassar os 44°C na 4ª feira (9/8). A nova onda de calor aumentará o risco de incêndios florestais, depois que as máximas históricas na Catalunha no mês passado foram seguidas por incêndios que devastaram mais de 430 hectares de floresta, lembra a Bloomberg.

Ainda na Península Ibérica, mas em Portugal, mais de 900 bombeiros e 16 aviões de bombardeamento de água ainda combatem dois incêndios florestais que deflagraram no fim-de-semana – em Odemira, a cerca de 200 km ao sul de Lisboa, e Ourém, a cerca de 140 km a norte da capital, detalha a Reuters. As autoridades declararam mais de 120 municípios portugueses em risco máximo de incêndios florestais.

No Chipre, uma força multinacional está ajudando o país a combater os persistentes incêndios florestais. Israel, Líbano, Grécia e Jordânia se uniram no envio de aeronaves para combater o fogo, que queimou quilômetros de terreno montanhoso, de acordo com a AP.

No domingo, a Eslovênia pediu ajuda à União Europeia e à OTAN por causa das inundações que atingem o país, informa o Financial Times. A pior enchente em décadas matou seis pessoas e deixou milhares sem eletricidade, enquanto os rios transbordados na Europa central reduziram a produção de energia hidrelétrica, relata a Bloomberg. As fortes chuvas atingiram cerca de dois terços da nação, destruindo edifícios e pontes e causando danos estimados em US$ 549 milhões, segundo a Reuters.

No norte europeu, o clima tempestuoso na região do Mar Báltico matou pelo menos uma pessoa na 2ª feira (7/8), causou atrasos em voos, suspensão dos serviços de balsa entre os países da região e o descarrilamento parcial de um trem na Suécia, detalha a AP. Autoridades suecas e norueguesas alertaram que pode se tornar o sistema climático mais extremo a atingir a região em décadas, segundo a Reuters.

Em tempo: As regiões central e sul da Itália registraram 7% mais mortes do que o normal em julho após a forte onda de calor que se abateu sobre essas áreas, mostram dados do Ministério da Saúde italiano. O órgão observou os efeitos das temperaturas extremas na taxa de mortalidade do país em julho, em comparação com a taxa média registrada no mesmo período de 2015 a 2019. E observou que temperaturas recordes, de mais de 40oC, causaram mais mortes do que o esperado na população com 75 anos ou mais, informa a Reuters. O aumento da taxa de mortalidade foi particularmente evidente nas cidades do sul, como Bari, Catania e Reggio Calabria.

ClimaInfo, 8 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar