Indígenas e pequenos agricultores sofrem com ataques de grandes fazendeiros na Amazônia

10 de agosto de 2023
grandes fazendeiros Amazônia
Avener Prado / Agência Pública

Dois casos recentes de violência e ameaças a Populações Tradicionais e pequenos agricultores mostram como a disputa fundiária na Amazônia alimenta um clima de terror.

A Agência Pública trouxe o caso de agricultores familiares e ribeirinhos ameaçados por fazendeiros e políticos poderosos no Baixo Rio Madeira, em Porto Velho (RO). “Comigo não vale isso de documento, não. Eu não abro mão dessa área. Vai ser minha”, teria dito o deputado federal José Eurípedes Clemente, vulgo “Lebrão”, ao agricultor João de Mendonça enquanto o ameaçava para deixar a terra. Outras pessoas alegam que o parlamentar utilizou de ameaças e coação para comprar terras a um preço muito abaixo do mercado.

Outro fazendeiro, de nome Guedes Arcanjo Tavares, também estaria recorrendo ao mesmo expediente para expulsar moradores de milhares de hectares em propriedades próximas à de “Lebrão”. As imagens de satélite mostram a consequência desse processo, com a expansão do desmatamento nessas áreas.

Já a Repórter Brasil abordou o atentado contra três indígenas da etnia Tembé em Tomé-Açu, no Pará, na última 2ª feira (7/8). O ataque é mais um capítulo das tensões entre indígenas e o grupo empresarial Brasil BioFuels (BBF) por conta da disputa de terras. A empresa pretende expandir a produção de óleo de palma como matéria-prima para biocombustível de aviação. No entanto, de acordo com indígenas, quilombolas e ribeirinhos locais, as plantações da BBF estão sobrepostas a Territórios Tradicionais.

Os indígenas alvejados foram resgatados e atendidos. No entanto, um deles foi detido pela Polícia Militar do Pará em seguida, ainda no hospital, sob a acusação de causar “dano a um prédio privado”. Lideranças Tembé rejeitam a alegação e acusam a polícia de conivência com os ataques de jagunços da BBF.

Em tempo: O site do Programa Queimadas, do INPE, ficou fora do ar nesta 5ª feira (10/8) depois de um ataque hacker. A ação teria acontecido no final de julho, o que motivou a retirada do acesso público ao sistema para averiguar a situação. De acordo com o INPE, as informações não foram comprometidas e os órgãos governamentais que as utilizam, como é o caso de IBAMA e ICMBio, estão com acesso normal ao sistema. A Folha deu mais informações.

 

ClimaInfo, 11 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar