Tufão Lan gera alerta de evacuação para mais de 230 mil pessoas no Japão

Tufão Lan Japão evacuação
Kyodo News

Com ventos de 150 km/h, tufão Lan atingiu áreas do centro e oeste do Japão com fortes chuvas, rumando rumava para ilha de Honshuno noroeste.

Avisos de evacuação foram emitidos para mais de 237 mil pessoas em 11 províncias no Japão quando o tufão atingiu o oeste do país na 3ª feira (15/8), de acordo com a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres do Japão. Lan atingiu a costa perto de Shionomisaki, na cidade de Wakayama, com ventos de quase 160 km/h, equivalentes a um furacão de categoria 2. Pelo menos 26 pessoas ficaram feridas em cinco províncias do oeste japonês. 

Em duas cidades nas províncias de Tottori e Okayama, as chuvas excederam a média de todo o mês de agosto em poucas horas, destaca a CNN. A cidade de Tottori registrou 483 mm de chuva, e Kagamino, em Okayama, registrou 461,5 mm, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão.

Quase 800 voos foram cancelados, e dezenas de milhares de casas ficaram sem energia. Segundo o Guardian, a falta de abastecimento elétrico atingiu quase 90 mil residências no centro e oeste do Japão, de acordo com informações das concessionárias regionais.

Lan chegou ao território japonês dias depois que o tufão Khanun atingiu o país durante o pico da temporada de férias de Obon [Festa das Lanternas]. Um período em que muitas fábricas fecham e turistas voltam para suas cidades e vilas natais, explica a Reuters.

A chegada de Lan ao Japão foi noticiada também por New York Times e Japan Times.

Em tempo: Mais de 60 pessoas já morreram nos estados de Himachal Pradesh e Uttarakhand, no norte da Índia, região do Himalaia, por causa de chuvas fortes e deslizamentos de terra. A maioria das mortes aconteceu em Himachal Pradesh, onde pelo menos 55 pessoas perderam a vida desde sábado (12/8), informam CNN, France24, Reuters e DW. As operações de resgate e o trabalho de restauração continuam em andamento, e o número de fatalidades ainda pode aumentar, segundo autoridades indianas.

 

ClimaInfo, 16 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.