Tufão Khanun atinge Japão, mata e deixa milhares sem eletricidade

Tufão Khanun Japão
Reprodução vídeo FoxWeather

Pelo menos uma pessoa morreu e 25 ficaram feridas após a chegada do tufão Khanun na ilha Okinawa, no Japão, na 4ª feira (2/8).

Ventos fortes atingiram linhas de energia no popular destino turístico do Japão, deixando mais de 200.000 residências sem eletricidade. Segundo a Reuters, quase 700.000 pessoas foram aconselhadas a evacuar a região, com a tempestade movendo-se para noroeste a lentos 15 km/h, informou a Agência Meteorológica Japonesa (JMA, na sigla em inglês).

A tempestade, descrita como “muito forte” pela JMA, trouxe ventos máximos sustentados de 200 km/h. Algumas áreas em Okinawa registraram mais de 250 mm de chuva nas últimas 24 horas. Khanun também forçou o cancelamento de centenas de voos para Okinawa e outras ilhas japonesas, retendo milhares de turistas, informa a Al Jazeera.

A JMA previu que o tufão se moverá para o oeste, pelo Mar da China Oriental, em direção às províncias chinesas de Zhejiang e Fujian e ao norte de Taiwan até 6ª feira (4/8). Contudo, Khanun deverá depois voltar para o nordeste, com potencial para atingir Kyushu, a terceira maior ilha do Japão.

Khanun segue-se a outros dois tufões, Talim e Doksuri, uma supertempestade que também alagou as Filipinas e Taiwan, matando mais de 30 pessoas nas últimas semanas, lembra a BBC.

DW, CNN, Euronews, New York Times, ABC e AP noticiaram a ação do tufão Khanun no Japão.

ClimaInfo, 3 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.