Tufão Khanun atinge Japão, mata e deixa milhares sem eletricidade

2 de agosto de 2023
Tufão Khanun Japão
Reprodução vídeo FoxWeather

Pelo menos uma pessoa morreu e 25 ficaram feridas após a chegada do tufão Khanun na ilha Okinawa, no Japão, na 4ª feira (2/8).

Ventos fortes atingiram linhas de energia no popular destino turístico do Japão, deixando mais de 200.000 residências sem eletricidade. Segundo a Reuters, quase 700.000 pessoas foram aconselhadas a evacuar a região, com a tempestade movendo-se para noroeste a lentos 15 km/h, informou a Agência Meteorológica Japonesa (JMA, na sigla em inglês).

A tempestade, descrita como “muito forte” pela JMA, trouxe ventos máximos sustentados de 200 km/h. Algumas áreas em Okinawa registraram mais de 250 mm de chuva nas últimas 24 horas. Khanun também forçou o cancelamento de centenas de voos para Okinawa e outras ilhas japonesas, retendo milhares de turistas, informa a Al Jazeera.

A JMA previu que o tufão se moverá para o oeste, pelo Mar da China Oriental, em direção às províncias chinesas de Zhejiang e Fujian e ao norte de Taiwan até 6ª feira (4/8). Contudo, Khanun deverá depois voltar para o nordeste, com potencial para atingir Kyushu, a terceira maior ilha do Japão.

Khanun segue-se a outros dois tufões, Talim e Doksuri, uma supertempestade que também alagou as Filipinas e Taiwan, matando mais de 30 pessoas nas últimas semanas, lembra a BBC.

DW, CNN, Euronews, New York Times, ABC e AP noticiaram a ação do tufão Khanun no Japão.

ClimaInfo, 3 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar