Emirados Árabes contrata lobistas para “limpar a imagem” antes da COP28

16 de agosto de 2023
COP28 greenwashing
divulgação ADNOC

As críticas à indústria petroleira e violações contra Direitos Humanos preocupam o governo dos Emirados Árabes, anfitrião da próxima COP climática no final do ano.

O governo dos Emirados Árabes Unidos contratou uma empresa de relações públicas para “limpar sua barra” com o público ocidental antes da realização da próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP28).

Segundo o Financial Times, a empresa de relações públicas First International Resources (FIR) recebeu um adiantamento mensal de US$ 127 mil (cerca de R$ 630 mil) durante seis meses para fortalecer a reputação internacional do país. A Folha publicou uma tradução da reportagem.

Os valores foram revelados a partir do registro do contrato da empresa norte-americana com o Departamento de Justiça dos EUA. A contratante foi a Masdar, companhia estatal de energia renovável dos Emirados Árabes, presidida por Sultan Al-Jaber – que também é presidente da COP28 e CEO da petroleira estatal ADNOC.

A preocupação dos anfitriões da COP28 não é injustificada. Desde que foi anunciada como sede das negociações climáticas deste ano, os Emirados Árabes são criticados por ativistas e observadores em virtude de seu regime político repressor, com várias acusações de violações contra os Direitos Humanos de dissidentes políticos. Além disso, o fato do país ser um grande produtor de petróleo – e, pior, ter designado um executivo do setor para comandar a COP – trouxe ainda mais desconforto, com acusações de conflito de interesses.

Se a ofensiva de greenwashing dos Emirados Árabes não sensibilizou a sociedade civil organizada, a articulação política de Al-Jaber conseguiu angariar a simpatia de atores importantes nas negociações climáticas da ONU, como EUA, União Europeia e China.

No Reino Unido, um grupo de advogados de Direitos Humanos está pressionando o governo do primeiro-ministro Rishi Sunak para obter garantias mais concretas dos Emirados Árabes sobre o direito à manifestação dos participantes e observadores da COP28 durante o evento. O temor é de que, mesmo com a promessa de Al-Jaber de que todos terão seu direito à livre expressão, as autoridades do país possam prender e processar ativistas e manifestantes. A notícia é do Financial Times.

 

ClimaInfo, 17 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar