Incêndios florestais continuam no Canadá e forçam evacuação de 30 mil pessoas

Canadá incêndios florestais
Reprodução Twitter bc.ctvnews.ca

Fogo volta a atacar o oeste do país, que passa pela pior temporada de incêndios florestais da história, com 14 milhões de hectares já queimados.

Autoridades do Canadá obrigaram 30 mil pessoas a sair de suas casas devido a um incêndio florestal na província de Colúmbia Britânica, no oeste do país. As chamas começaram há dias, mas no domingo (20/8) a situação ficou pior, após o fogo se fundir ao de outro incêndio.

O premiê Justin Trudeau informou que enviaria as Forças Armadas do país para ajudar os bombeiros no controle do incêndio. A Colúmbia Britânica está sob estado de emergência desde a noite de 6ª feira (18/8), informa a Flha.

O fogo já cobre mais de 41 mil hectares da região de Shuswap, a 500 km a nordeste de Vancouver, de acordo com os bombeiros. Os ventos do norte favoreceram o avanço do incêndio, que destruiu vários edifícios da região. Ainda não há um número exato de prédios afetados.

Imagens aéreas feitas por drones e exibidas pela BBC mostram a escala de destruição na cidade de Enterprise, nos Territórios do Noroeste do Canadá. A pequena comunidade, que abriga 120 pessoas, foi totalmente queimada pelos incêndios florestais.

O Canadá está passando pela pior temporada de incêndios florestais da história, destaca o Guardian, com estimativas oficiais de mais de 14 milhões de hectares já queimados. A área é aproximadamente o tamanho da Grécia e quase o dobro da área do último recorde de 7,3 milhões de hectares. Quatro pessoas morreram até agora.

Reuters, France24, Al Jazeera, ABC, npr, BBC, Guardian, CBS, Wall Street Journal, CNN e AP noticiaram a nova onda de incêndios florestais no Canadá.

Em tempo: O governo do Canadá exigiu que a Meta, de Mark Zuckerberg, dona do Facebook e do Instagram, suspenda a proibição de notícias domésticas em suas plataformas para permitir que as pessoas compartilhem informações sobre incêndios florestais no oeste do país, informam Reuters, Guardian, Washington Post, Forbes, AP e BBC. A Meta começou a bloquear notícias no Facebook e no Instagram para todos os usuários no Canadá neste mês, em resposta a uma nova lei que exige que os gigantes da Internet paguem por artigos de notícias. Algumas pessoas que fogem do fogo na remota cidade de Yellowknife, no norte canadense, reclamaram à mídia local que a proibição da Meta os impedia de compartilhar dados importantes sobre os incêndios.

 

ClimaInfo, 22 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.