Incêndios florestais continuam no Canadá e forçam evacuação de 30 mil pessoas

21 de agosto de 2023
Canadá incêndios florestais
Reprodução Twitter bc.ctvnews.ca

Fogo volta a atacar o oeste do país, que passa pela pior temporada de incêndios florestais da história, com 14 milhões de hectares já queimados.

Autoridades do Canadá obrigaram 30 mil pessoas a sair de suas casas devido a um incêndio florestal na província de Colúmbia Britânica, no oeste do país. As chamas começaram há dias, mas no domingo (20/8) a situação ficou pior, após o fogo se fundir ao de outro incêndio.

O premiê Justin Trudeau informou que enviaria as Forças Armadas do país para ajudar os bombeiros no controle do incêndio. A Colúmbia Britânica está sob estado de emergência desde a noite de 6ª feira (18/8), informa a Flha.

O fogo já cobre mais de 41 mil hectares da região de Shuswap, a 500 km a nordeste de Vancouver, de acordo com os bombeiros. Os ventos do norte favoreceram o avanço do incêndio, que destruiu vários edifícios da região. Ainda não há um número exato de prédios afetados.

Imagens aéreas feitas por drones e exibidas pela BBC mostram a escala de destruição na cidade de Enterprise, nos Territórios do Noroeste do Canadá. A pequena comunidade, que abriga 120 pessoas, foi totalmente queimada pelos incêndios florestais.

O Canadá está passando pela pior temporada de incêndios florestais da história, destaca o Guardian, com estimativas oficiais de mais de 14 milhões de hectares já queimados. A área é aproximadamente o tamanho da Grécia e quase o dobro da área do último recorde de 7,3 milhões de hectares. Quatro pessoas morreram até agora.

Reuters, France24, Al Jazeera, ABC, npr, BBC, Guardian, CBS, Wall Street Journal, CNN e AP noticiaram a nova onda de incêndios florestais no Canadá.

Em tempo: O governo do Canadá exigiu que a Meta, de Mark Zuckerberg, dona do Facebook e do Instagram, suspenda a proibição de notícias domésticas em suas plataformas para permitir que as pessoas compartilhem informações sobre incêndios florestais no oeste do país, informam Reuters, Guardian, Washington Post, Forbes, AP e BBC. A Meta começou a bloquear notícias no Facebook e no Instagram para todos os usuários no Canadá neste mês, em resposta a uma nova lei que exige que os gigantes da Internet paguem por artigos de notícias. Algumas pessoas que fogem do fogo na remota cidade de Yellowknife, no norte canadense, reclamaram à mídia local que a proibição da Meta os impedia de compartilhar dados importantes sobre os incêndios.

 

ClimaInfo, 22 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar