PF faz a maior destruição de balsas do garimpo ilegal da história no Amazonas

1 de setembro de 2023
PF destruição maquinário garimpo ilegal
@FlavioDino

A Polícia Federal (PF) destruiu ao menos 200 balsas utilizadas para o garimpo ilegal no rio Madeira na maior operação contra essa atividade no Amazonas.

Desde o começo da semana, equipes da PF estão agindo no rio Madeira para desmobilizar o garimpo fluvial. O ministro da Justiça, Flávio Dino, comemorou em um post do Twitter o balanço parcial da operação, destacando que “depois de anos de anomia e leniência com crimes, estamos zelando para o cumprimento das leis”.

Já a PF informou que a operação ainda está em curso e que o balanço final será divulgado ao término das ações. De toda forma, a operação já é a maior do tipo realizada no estado do Amazonas até hoje. Jornal Nacional, g1 e O Globo deram mais informações.

Ao mesmo tempo, uma operação conjunta da PF com IBAMA e ICMBio no sudeste do Pará resultou na libertação de nove trabalhadores mantidos em condições análogas à escravidão em um garimpo. Duas pessoas foram presas em flagrante por extração ilegal de recursos minerais e crimes ambientais. Dezenas de equipamentos foram apreendidos e inutilizados em locais de garimpo ilegal nos municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis, Parauapebas e Marabá. Metrópoles, g1 e O Liberal, entre outros, repercutiram a informação.

 

ClimaInfo, 1º de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar