Lula homologa duas Terras Indígenas e confirma novas demarcações até o final do ano

5 de setembro de 2023
Lula demarcação Terras Indígenas
Ministério dos Povos Indígenas / Divulgação

O anúncio foi feito durante evento de celebração do Dia da Amazônia. O governo pretende demarcar outros seis territórios indígenas até o final do ano. 

O presidente Lula assinou nesta 3ª feira (5/9) a homologação de duas novas Terras Indígenas – as de Rio Gregório, em Tarauacá (AC), e de Acapuri de Cima, em Fonte Boa (AM). O anúncio aconteceu durante evento especial para celebrar o Dia da Amazônia no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença das ministras Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas).

Desde abril, quando o governo anunciou a retomada das demarcações de Terras Indígenas depois de cinco anos de paralisia total, oito territórios foram homologados. A expectativa é de que o governo avance com a homologação de outras seis áreas. “É uma questão mais de alinhamento de datas”, disse Sônia Guajajara à Folha.

O anúncio da demarcação dos novos territórios indígenas faz parte de um pacote de medidas apresentadas pelo governo para celebrar o Dia da Amazônia. Além das novas reservas, o Palácio do Planalto também confirmou a criação da Floresta Nacional do Parima e ampliou a área do Parque Nacional do Viruá e da Estação Ecológica de Maracá, todas em Roraima. Todas foram criadas a partir da designação de áreas federais sem destinação, sem custos de desapropriação ou regularização fundiária.

Além das demarcações, o governo também anunciou a criação de um novo programa que prevê o repasse de até R$ 600 milhões do Fundo Amazônia a municípios do bioma. Os recursos serão liberados proporcionalmente ao resultado obtido por cada município em seus esforços de conservação florestal e devem ser investidos em atividades de combate ao desmatamento e às queimadas, além da regularização fundiária. O BNDES também confirmou a abertura de um edital de mais de R$ 25 milhões voltado para a restauração da bacia hidrográfica do rio Xingu.

O anúncio teve grande repercussão na imprensa, com destaques em Band, CartaCapital, Correio Braziliense, Folha, g1, O Globo, Poder360, SBT, Valor e VEJA.

 

ClimaInfo, 6 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar