Onda de calor anormal e potencialmente letal vai tomar conta do Brasil

onda de calor letal Brasil
Getty

O começo da primavera será marcado por altas temperaturas em boa parte do Brasil, com possibilidade dos termômetros superarem os 40oC em diversas localidades. 

Uma massa de ar extremamente quente vai cobrir a maior parte do Brasil nos próximos dias. A expectativa é de que a temperatura suba a níveis recordes, com os termômetros superando a marca de 40ºC desde o Sul até o Centro-Oeste do país. 

“A atuação de um bloqueio atmosférico, vai impedir o avanço de frentes frias ao longo destes próximos dias – ficando restrito ao estado do Rio Grande do Sul – com isto, a maior parte do país terá uma longa sequência de dias de sol forte e calor muito acima do normal para esta época do ano”, explicou o Climatempo

A região mais afetada pelo calor intenso será o Centro-Oeste, em particular os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em diversas áreas, a temperatura máxima poderá chegar a 45ºC, especialmente nos municípios do Pantanal. Os termômetros ficarão na casa dos 40ºC em muitas cidades do Norte, de Goiás, do Sudeste brasileiro e de alguns estados do Nordeste. 

O pico do calor deve acontecer entre o final desta semana e o começo da próxima. “Modelos numéricos chegam a indicar temperatura no nível de pressão de 80 hPa (equivalente a 1.500 metros de altitude) perto de 30ºC no Centro-Oeste do Brasil, o que apenas se verifica em massas de ar extremamente quentes, como a que atingiu o Sudoeste dos Estados Unidos no mês de julho deste ano”, destacou a MetSul

Existe a possibilidade de que o recorde nacional de calor seja batido nos próximos dias. Até hoje, a máxima registrada no Brasil aconteceu em novembro de 2020 em Nova Maringá (MT), quando o termômetro marcou 44,8ºC. De toda forma, a onda de calor que assola boa parte do país deve derrubar alguns recordes mensais e, em algumas cidades, recordes absolutos de alta temperatura.

O calor intenso pode representar um problema de saúde pública. Folha e O Globo elencaram alguns problemas de saúde que podem ser causados ou intensificados pela temperatura mais alta, como doenças cardiorrespiratórias, desidratação e problemas renais.

Como lembrou o Observatório do Clima, “As altas temperaturas no Brasil já estão na conta dos climatologistas devido à combinação entre a tendência de aquecimento global de fundo e o El Niño, que chegou chegando em 2023. Só intervenção divina direta impedirá 2023 de ser o ano mais quente da história humana.”

CNN Brasil, Correio Braziliense, Estadão, Exame, Folha, g1 e O Globo, entre outros, repercutiram a notícia.

 

ClimaInfo, 19 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.