Clima extremo: gelo marinho da Antártica bate recorde negativo no inverno

Ártica degelo
Derek Oyen / Unsplash

A extensão do gelo marinho do continente atingiu em 10 de setembro pico de 16,96 milhões de km2, a menor máxima de inverno desde 1979.

O gelo marinho que se acumula ao redor da Antártica teve uma baixa recorde neste inverno, segundo o Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos Estados Unidos (NSIDC, sigla em inglês). O dado aumenta os temores de que o impacto das mudanças climáticas no polo Sul esteja se intensificando.

A extensão do gelo marinho da Antártica atingiu o pico neste ano em 10 de setembro, quando cobriu 16,96 milhões de km2. Foi a menor máxima para um inverno desde o início dos registros por satélite em 1979, e cerca de 1 milhão de km2 menor que o recorde negativo anterior de inverno ocorrido em 1986, informa a Folha.

Pesquisadores alertam que a mudança pode ter consequências graves para animais como os pinguins, que se reproduzem e criam seus filhotes no gelo marinho. Além de acelerar o aquecimento global, ao reduzir a quantidade de luz solar que consegue ser refletida de volta para o espaço pelo gelo branco.

“Há alguma preocupação de que este possa ser o início de uma tendência de longo prazo de declínio do gelo marinho da Antártica, uma vez que os oceanos estão aquecendo globalmente e a mistura de água quente na camada polar do Oceano Antártico pode continuar”, diz o anúncio do NSIDC.

Os dados da entidade seguem uma série de atualizações preocupantes sobre o estado do gelo da Antártica nos últimos meses, lembra o Earth.org. Em fevereiro, foram publicados os resultados de uma expedição de dois meses ao Glaciar Thwaites, na Antártida Ocidental – apelidado de “Glaciar do Juízo Final”, devido ao impacto catastrófico do seu potencial colapso no nível do mar. Os cientistas constataram que o glaciar está derretendo rapidamente e de forma inesperada e alertaram que o seu colapso pode elevar o nível dos mares em meio metro.

Os pesquisadores também apontaram que o desaparecimento do Thwaites pode desestabilizar glaciares vizinhos, levando a um aumento adicional do nível dos oceanos de arrasadores 3 metros.

Al Jazeera, France24, Euronews, The Conversation, Independent, Washington Post, Guardian e Bloomberg noticiaram o gelo mínimo no inverno antártico.

 

ClimaInfo, 27 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.