Amazônia se consolida como o bioma com maior área de pastagem do Brasil

Amazônia desmatamento pastagem
Brasil de Fato/Adriano Gambarini

Em 2022, pelo 2º ano consecutivo, Amazônia ultrapassa o Cerrado e registra o maior crescimento de áreas para pastagem no Brasil, mostra levantamento do MapBiomas.

A Amazônia se firmou como o bioma brasileiro com maior área de pastagem do país em 2022, ao superar o Cerrado pelo segundo ano consecutivo no crescimento de terras desmatadas destinadas a essa atividade. É o que mostra um levantamento do MapBiomas, que  aponta ainda que o território ocupado pela agropecuária no Brasil cresceu mais de 50% em 38 anos.

Em 2021, a Amazônia havia ultrapassado em 2,1 milhões de hectares a área de pastagem do Cerrado. No ano passado, contudo, essa diferença triplicou. Com isso, o bioma amazônico está 6,3 milhões de hectares à frente do Cerrado, informa o g1.

No total, a Amazônia registrou no ano passado uma área destinada à pastagem de 58 milhões de hectares – pouco menor que o território de Minas Gerais. Já no Cerrado, esse número foi de 51 milhões, detalha a TV Cultura.

A mudança está relacionada a dois fatores: o aumento do desmatamento da Amazônia; e a conversão de pastagens do Cerrado em plantações de grãos, como a soja. Mas, apesar de o bioma amazônico ter tido expansão da área de pastagem, nem sempre esses territórios estão sendo utilizados para criar gado, explica Júlia Shimbo, coordenadora científica do MapBiomas. “Muitas delas não são produtivas, sendo convertidas para especulação imobiliária e, posteriormente, inclusive, para a agricultura”.

De modo geral, a área ocupada pela agropecuária no Brasil cresceu 50% no intervalo de 38 anos, entre 1985 e 2022, avançando sobre 95,1 milhões de hectares – área maior que a do terceiro maior estado brasileiro, Mato Grosso, e o equivalente a 10,6% do território nacional. Quase dois terços (64%) dessa expansão resultam do desmatamento para pastagem, cerca de 64,5 milhões de hectares. O desmatamento direto para agricultura responde por outros 10% da expansão da agropecuária, equivalentes a 10 milhões de hectares, segundo o Um só planeta.

E já que os ruralistas adoram acusar indígenas de quererem “dominar” o território brasileiro, os dados mostram que a agropecuária já ocupa um terço das terras do país, conforme O Globo. A atividade ocupava, no fim de 2022, um total de 283 milhões de hectares – algo próximo à soma dos territórios do Amazonas e do Pará, os dois maiores estados do Brasil. Em 1985, respondia por pouco mais de um quinto da área do país, ou 187,3 milhões de hectares. Ou seja, houve um crescimento de mais de 50% nesse período temporal.

O Sul, Agência Brasil, Brasil de Fato e Exame também destacaram o avanço da área de pastagem na Amazônia e da agropecuária no Brasil.

 

ClimaInfo, 9 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.