China promete novos financiamentos para investimentos verdes no exterior

China Belt and Road
Xinhua/Wang Ye

Xi Jinping sinaliza que a Iniciativa Belt and Road, carro-chefe da diplomacia econômica da China na última década, priorizará novos projetos de energia renovável.

Com bastante pompa, o governo da China celebrou nesta semana em Pequim o aniversário de 10 anos da Iniciativa “Belt and Road”, um ambicioso programa de investimentos internacionais em obras de infraestrutura. Como parte da celebração, o presidente chinês Xi Jinping anunciou as novas prioridades do programa – entre elas, investimentos em projetos de energia renovável.

“A China continuará a aprofundar a cooperação em áreas como infraestruturas verdes, energia e transportes sustentáveis”, disse Xi na abertura do 3º Fórum do Belt and Road para Cooperação Internacional em Pequim na última 4ª feira (18/10). “[Pretendemos também] estabelecer mecanismos de diálogo e intercâmbio para a indústria solar e uma rede de especialistas em desenvolvimento verde e de baixo carbono”.

A sinalização de Pequim tenta responder a uma crítica frequente aos projetos impulsionados pelo Belt and Road na última década: o fato deste destinar investimentos vultuosos em projetos de combustíveis fósseis, inclusive carvão, em países em desenvolvimento.

Dados destacados pela Bloomberg indicam que dos 253 bilhões de dólares aplicados em projetos de energia entre 2008 e 2021 pela China (incluindo o período anterior ao Belt and Road), dois terços foram destinados a infraestruturas de combustíveis fósseis e usinas termelétricas a carvão.

O novo foco em projetos de energia renovável também é uma tentativa de reanimar o Belt and Road, que sofreu com uma redução significativa de seus investimentos depois da pandemia de COVID-19. Como o Climate Home assinalou, a ideia de Pequim agora é ter um programa mais coeso de investimentos, sem o gigantismo do passado, e focado em alta tecnologia e energia verde. 

A retomada do Belt and Road também faz parte da estratégia diplomática da China para conter iniciativas recentes de EUA e União Europeia para ampliar sua presença econômica em mercados na Ásia. A lista de convidados ao evento em Pequim também evidencia esse esforço: entre as lideranças recebidas com tapete vermelho, esteve o presidente da Rússia (e acusado de crimes de guerra no Tribunal Penal Internacional) Vladimir Putin. Até mesmo representantes do Talebã, grupo extremista que voltou a controlar o Afeganistão há dois anos, foram recebidos pelo governo chinês.

BBC, CNN e Reuters também abordaram os anúncios de Xi sobre o Belt and Road.

 

ClimaInfo, 20 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.