Geração solar distribuída continua crescendo e supera 24 GW instalados

Brasil solar distribuída
Justin Lim / Unsplash

Brasil tem mais de 2,1 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos, mostra o mais recente levantamento feito pela ABSOLAR.

A energia solar fotovoltaica no Brasil mantém sua trajetória de crescimento, sobretudo na produção própria de eletricidade pelo consumidor. A geração distribuída solar fotovoltaica acaba de superar a marca de 24 GW instalados em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos no país, mostram os últimos dados compilados pela ABSOLAR.

São mais de 3,1 milhões de unidades consumindo eletricidade produzida a partir de GD solar fotovoltaica, segundo a entidade. Essa energia é gerada a partir de mais de 2,1 milhões de sistemas fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos, informam Broadcast, Época Negócios, Canal Energia e EnergiaHoje.

Somente neste ano, já foram acrescentados quase 500 mil sistemas solares, que fornecem eletricidade para 671 mil novos clientes e somam quase 6 GW de capacidade instalada. Considerando os últimos 12 meses, o segmento de GD solar fotovoltaica ganhou 7,8 GW e quase 1 milhão de unidades consumidoras no país, destaca o Portal Solar.

A classe de consumo residencial é a mais representativa, com 11,7 GW de potência instalada e mais de 2,1 milhões de consumidores. Em seguida vêm os segmentos comercial, rural e industrial, com 6,7 GW, 3,5 GW e 1,6 GW de capacidade instalada, respectivamente.

Segundo a ABSOLAR, a tecnologia fotovoltaica já está presente em 5.539 dos 5.568 municípios brasileiros e em todos os estados. Os líderes em potência instalada são, respectivamente, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Em tempo 1: Gerente de projetos do IEMA, Ricardo Baitelo joga por terra a falácia de que é preciso explorar petróleo na foz do Amazonas para garantir a transição energética no Brasil. E com um argumento simples: as fontes renováveis de energia não param de crescer no país, com o aumento exponencial da produção elétrica eólica e solar. O especialista, porém, faz uma ressalva em relação às hidrelétricas e credita parte da culpa pela seca que atinge a Amazônia aos megaprojetos de geração hídrica. “Como estamos falando de futuro, é bom lembrar que o mito de que ‘hidrelétrica é energia limpa’ ficou no século passado. Belo Monte está aí para provar isso. E o agravamento das mudanças climáticas – que impõe aos rios da Amazônia a maior seca da história e, no início do mês, levou a hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, a desligar as turbinas – reforça esse alerta”, diz ele, em artigo n’O Globo.

Em tempo 2: A transição energética e o desenvolvimento de empregos verdes estão no foco de governos e empresas como parte dos esforços para diminuir as emissões e mitigar a crise climática. Entretanto, a lacuna de competências profissionais na economia verde aumentará para 7 milhões até 2030, segundo a pesquisa “Will a Green Skills Gap of 7 Million Workers Put Climate Goals at Risk?”, da consultoria Boston Consulting Group (BCG), repercutida pela Exame. A lacuna de competências verdes é especialmente acentuada nas tecnologias de energia solar, eólica e de biocombustíveis. Como consequência, pode ocorrer um aumento da temperatura de 0,1°C, atrasando o progresso na construção de ativos renováveis ​​para energia limpa.

 

ClimaInfo, 27 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.