Acapulco vira “cenário de filme apocalíptico” após passagem do furacão Otis

furacão Otis Acapulco
Reprodução / Instagram Raymundo Ceja / Chaves - Youtube

Número de mortos causados pelo furacão subiu para 43 na região de Acapulco, no litoral sudoeste do México; cenário de devastação impressiona e preocupa autoridades.

O governo do estado mexicano de Guerrero confirmou outras dez mortes neste domingo (29/10), elevando o total para 43. A relação inclui 33 homens e 10 mulheres, de acordo com a governadora Evelyn Salgado. Até a tarde de ontem, 36 pessoas seguiam desaparecidas. Associated Press e Reuters deram mais informações.

O furacão Otis atingiu Acapulco na última 4ª feira (25/10), com ventos de mais de 265 km/h, depois de ganhar força repentina e chegar à categoria 5, a mais devastadora. A cidade foi inundada, com os ventos arrancando telhados de casas, lojas e hotéis. Até o final da semana passada, Acapulco estava praticamente isolada do resto do México, com estradas obstruídas por deslizamentos de terra, o aeroporto local inoperante e as redes de comunicação quase totalmente rompidas.

Os resorts turísticos de Acapulco foram devastados: de acordo com as autoridades locais, cerca de 80% da infraestrutura turística da cidade foi destruída. Até mesmo o lendário Hotel Empório, que serviu como cenário para episódios das séries de TV Chaves e Chapolin nos anos 1970, foi destruído pela tempestade. CNN Brasil, g1 e Metrópoles repercutiram a notícia.

Além da devastação, as autoridades estão preocupadas com episódios de saques nos bairros residenciais de Acapulco. O presidente mexicano Andrés Manuel Lopez Obrador classificou os saqueadores como “abutres” indiferentes à tragédia. “Eles não se importam com a dor das pessoas. Eles querem nos machucar, porque houve muitas mortes”, disse Obrador, citado pela Reuters.

Enquanto isso, os cientistas ainda quebram a cabeça para entender como Otis ganhou tanta força de forma tão repentina. Além da intensidade, a região que o furacão atingiu também levanta dúvidas, já que tempestades desse tipo são incomuns no sudoeste do México. “Não há registro de furacões nem perto desta intensidade nesta parte do México”, disse Eric Blake, especialista do Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA, ao Financial Times.

ABC News, CBS News, CNN, NY Times e Wall Street Journal também abordaram a situação em Acapulco depois da passagem do furacão Otis.

 

ClimaInfo, 30 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.