Governo e oposição concordam com votação sobre vetos de Lula ao marco temporal nesta semana

marco temporal veto câmara
Câmara dos Deputados

Líder do governo no Senado, Jaques Wagner, costurou acordo envolvendo votação de vetos sobre marco temporal para colocar a Reforma Tributária na pauta do Congresso.

A liderança do governo no Senado fez um acordo com a oposição para viabilizar a votação da Reforma Tributária. Em troca da inclusão do item na pauta do Congresso nesta semana, a bancada governista aceitou que os vetos do presidente Lula sobre a lei do marco temporal sejam apreciados pelo Legislativo na próxima sessão conjunta das duas Casas, marcada para a 5ª feira (9/11).

De acordo com o líder governista, senador Jaques Wagner (PT-BA), a votação sobre os vetos do marco temporal ajudará a destravar as discussões sobre a Reforma, tida como prioridade pelo governo neste final de ano. Ele ainda justificou que “o marco temporal em algum momento vai ter que entrar [em pauta]”.

Nesta 3ª feira (7/11), o governo obteve uma primeira vitória na discussão sobre a Reforma Tributária com a aprovação do relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A decisão abre caminho para que os senadores analisem o texto nesta semana, a tempo da Câmara avaliar a proposta ainda neste mês.

Os ruralistas se preparam para obter sua parte no acordo com o governo. O Brasil de Fato apontou a matemática parlamentar que dá confiança aos representantes do agro. A lei que instituiu o marco temporal para demarcação de Terras Indígenas foi aprovada com 283 votos na Câmara e 43 no Senado; para derrubar vetos presidenciais, os ruralistas precisam de menos votos do que os obtidos na aprovação do texto (257 deputados e 41 senadores).

Para Kleber Karipuna, coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), há chances dos vetos presidenciais serem mantidos, mas a margem é estreita, especialmente na Câmara. Por isso, o movimento indígena prepara uma grande mobilização para pressionar os parlamentares. “Estamos chamando a mobilização nacional em todo o Brasil. Os parentes devem marcar presença, fazer posicionamentos em atos e manifestações pela manutenção do veto”, disse.

Congresso em Foco, Folha e g1, entre outros, abordaram a notícia.

 

ClimaInfo, 8 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.