Brasil terá onda de calor incomum e uma das mais intensas da história

Brasil onda de calor extremo
METSUL

Onda de calor que vai atingir vários estados brasileiros deverá ser extraordinária, com marcas jamais vistas em muitas cidades e que podem superar os 45ºC.

Depois do outubro mais quente da história registrado no planeta, o Brasil volta a viver uma onda de calor. Esta, porém, deve ser atípica e uma das mais intensas já vistas no país. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já emitiu alerta de perigo para cinco estados – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo –, que devem registrar temperaturas até 5ºC acima da média registrada. Mas o calor extremo pode ganhar intensidade e atingir outros estados.

A “fervura” atinge o Brasil pelo terceiro mês seguido, e desta vez chega com marcas extremas de temperatura em vários estados e uma alta probabilidade de quebra de recordes históricos. A MetSul projeta temperaturas máximas muito fora do comum, mesmo em cidades habituadas a calor muito intenso, com marcas de 10ºC a 15ºC acima da climatologia histórica em algumas tardes. Com isso, a onda de calor pode ser a mais intensa já registrada no Brasil em valores de temperatura máxima.

Os modelos da Meteored indicam que, até o fim de semana, as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste estarão registrando temperaturas máximas diárias entre 40ºC e 45ºC. As maiores temperaturas são esperadas para a região que compreende os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

E não haverá alívio desse “forno” tão cedo. Ainda segundo o Meteored, o calor pode durar mais de uma semana. As previsões indicam a possibilidade de um sistema frontal (frente fria) avançar pelo país causando chuvas e queda de temperaturas somente por volta do dia 20 de novembro.

“Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos. Potencialmente teremos recordes mensais para novembro em Palmas, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio De Janeiro, Cuiabá e Campo Grande”, explicou no Climatempo o meteorologista Vinícius Lucyrio.

É mudança climática que chama???

O calorão que toma conta do Brasil foi noticiado por g1, UOL, Estadão, Folha, O Globo, Canal Rural e Diário do Nordeste.

 

ClimaInfo, 10 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.