Crise climática: onda de calor atinge mais de 1.400 cidades, e Sul terá tempestades

13 de novembro de 2023
onda de calor Brasil
Tânia Rego/Agência Brasil

INMET prevê continuidade das altas temperaturas ao longo desta semana, com os termômetros em vários pontos do país superando os 40°C. São esperados novos recordes.

A forte onda de calor que atinge o Brasil e que fez Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades e regiões do país registrarem recorde anual de temperatura no fim de semana deve ser sentida por moradores de 1.413 municípios, em 13 estados, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Novos recordes deverão ser batidos.

A previsão é de temperaturas que podem ficar até 5°C acima da média, representando um risco à saúde, destaca o órgão meteorológico. Classificada como “perigo”, a onda de calor se situa no nível intermediário da escala de grau de severidade do INMET para especificações meteorológicas, que inclui “perigo potencial”, “perigo” e “grande perigo”, explicam UOL e Brasil 247.

Pelo menos três estados registraram temperaturas recordes para 2023 no domingo (12/11). De acordo com o Sistema Alerta Rio, estações de Irajá registraram uma temperatura de 42,5°C, a maior registrada no Rio de Janeiro no ano. Vitória também registrou temperatura recorde de 37,7°C para 2023 no Espírito Santo. E em Curitiba, a temperatura de 34,8°C também foi o recorde do ano para o Paraná, detalha o Meteored.

Enquanto boa parte do país está sob influência do calor, a Região Sul tem previsão de chuvas volumosas na semana. Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em alerta de perigo de tempestade, conforme o INMET. E segundo previsão do Climatempo, o Rio Grande do Sul deve concentrar a maior parte da chuva do Brasil nesta semana, relata a CNN.

Uma frente fria avançou pelo estado entre a noite de domingo e 2ª feira. No domingo, Porto Alegre superou a média de chuva do mês inteiro em apenas 24 horas. Para piorar o cenário, outra frente fria atingirá o território gaúcho na 5ª feira (16/11), reforçando ainda mais a instabilidade.

A fervura no país e as chuvas no Sul também foram noticiadas por O Globo, g1, R7, Nexo e Exame.

 

ClimaInfo, 14 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar