Crise climática: onda de calor atinge mais de 1.400 cidades, e Sul terá tempestades

onda de calor Brasil
Tânia Rego/Agência Brasil

INMET prevê continuidade das altas temperaturas ao longo desta semana, com os termômetros em vários pontos do país superando os 40°C. São esperados novos recordes.

A forte onda de calor que atinge o Brasil e que fez Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades e regiões do país registrarem recorde anual de temperatura no fim de semana deve ser sentida por moradores de 1.413 municípios, em 13 estados, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Novos recordes deverão ser batidos.

A previsão é de temperaturas que podem ficar até 5°C acima da média, representando um risco à saúde, destaca o órgão meteorológico. Classificada como “perigo”, a onda de calor se situa no nível intermediário da escala de grau de severidade do INMET para especificações meteorológicas, que inclui “perigo potencial”, “perigo” e “grande perigo”, explicam UOL e Brasil 247.

Pelo menos três estados registraram temperaturas recordes para 2023 no domingo (12/11). De acordo com o Sistema Alerta Rio, estações de Irajá registraram uma temperatura de 42,5°C, a maior registrada no Rio de Janeiro no ano. Vitória também registrou temperatura recorde de 37,7°C para 2023 no Espírito Santo. E em Curitiba, a temperatura de 34,8°C também foi o recorde do ano para o Paraná, detalha o Meteored.

Enquanto boa parte do país está sob influência do calor, a Região Sul tem previsão de chuvas volumosas na semana. Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em alerta de perigo de tempestade, conforme o INMET. E segundo previsão do Climatempo, o Rio Grande do Sul deve concentrar a maior parte da chuva do Brasil nesta semana, relata a CNN.

Uma frente fria avançou pelo estado entre a noite de domingo e 2ª feira. No domingo, Porto Alegre superou a média de chuva do mês inteiro em apenas 24 horas. Para piorar o cenário, outra frente fria atingirá o território gaúcho na 5ª feira (16/11), reforçando ainda mais a instabilidade.

A fervura no país e as chuvas no Sul também foram noticiadas por O Globo, g1, R7, Nexo e Exame.

 

ClimaInfo, 14 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.