Vazamento em oleoduto despeja mais de 4 milhões de litros de petróleo no Golfo do México

Golfo do México vazamento petróleo
Reprodução XTwitter @thehill

Petróleo foi avistado inicialmente a cerca de 6 km a sudeste de South Pass, na Louisiana. Fotos mostram grandes placas e manchas de petróleo flutuando.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos disse na 2ª feira (20/11) que cerca de  1,1 milhão de galões de petróleo bruto – cerca de 4,2 milhões de litros, ou 26 mil barris – vazaram no Golfo do México, perto de um oleoduto na costa da Louisiana. As autoridades estão preocupadas com o impacto potencial do petróleo nas espécies ameaçadas e em perigo.

O órgão relatou ter avistado o vazamento pela primeira vez na 6ª feira passada (17/11). As autoridades disseram que o vazamento ocorreu perto do sistema de oleodutos da empresa Main Pass Oil Gathering, com pouco mais de 100 km de extensão, perto de Plaquemines, na Louisiana. Contudo, não foi anunciado quando o vazamento começou, informa a CBS.

A Guarda Costeira disse que o petróleo foi notado a cerca de 6 km a sudeste de South Pass, Louisiana, na sexta, momento em que recuperaram cerca de 210 galões de “mistura óleo-água”. Mais petróleo foi recuperado no domingo a cerca de 21 quilômetros a sudeste de Plaquemines. Fotos do derramamento mostram grandes glóbulos e longas manchas de petróleo flutuando na superfície do Golfo do México.

O vazamento de petróleo no Golfo do México foi noticiado também por Reuters, USA Today, Fox News, Bloomberg e Marine Insight.

 

ClimaInfo, 22 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.