Países petroleiros são acusados de sabotar negociações por acordo contra poluição por plástico

21 de novembro de 2023
tratado poluição plástico
Pedro Armestre / Greenpeace

Após uma semana de negociações tensas, conversas para um tratado contra a poluição global por plástico foram encerradas sem consenso.

A 3ª rodada de negociações para a elaboração de um tratado para acabar com a poluição global por plástico foi encerrada na noite de domingo (19/11) na sede do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em Nairobi, no Quênia, sem um acordo. Os delegados não conseguiram chegar a um consenso para um projeto comum, após uma semana de negociações tensas.

O Comitê Intergovernamental de Negociação para Plásticos tem o mandato de criar o primeiro tratado internacional juridicamente vinculativo sobre a poluição por plásticos em cinco rodadas de negociações, explica a AP. Mas ambientalistas acusam os países produtores de petróleo de empregar, com sucesso, táticas de protelação destinadas a enfraquecer o acordo.

Segundo observadores que acompanharam as tratativas, foram apresentadas tantas novas propostas a portas fechadas que o texto, em vez de ser revisto e simplificado, aumentou de tamanho ao longo da semana. Por isso, Graham Forbes (Greenpeace) disse que a rodada “falhou” em seus objetivos, destaca o France24.

“Nossos líderes optaram por tratar as empresas petroquímicas como as únicas partes interessadas que merecem ser ouvidas. O Tratado Global dos Plásticos deve reduzir a produção em pelo menos 75% até 2040. Não podemos proteger o nosso clima, a nossa biodiversidade ou a nossa saúde a menos que reduzamos a produção de plástico. Isto é indiscutível, mas estamos avançando para a catástrofe. Os governos estão permitindo que os interesses dos combustíveis fósseis conduzam as negociações”, disse Forbes, em nota.

Para o WWF, apesar de uma esmagadora maioria de países prontos para avançar, as nações com interesses petroquímicos bloquearam a decisão final. “Não haverá nenhum trabalho formal antes da próxima rodada de negociações, atrasando as discussões sobre medidas críticas que podem acabar com a crise da poluição plástica”, reforçou a entidade.

“Os negociadores foram incumbidos de desenvolver um tratado que acabe com a poluição por plásticos. Cada minuto que adiamos aumentamos o legado tóxico que deixamos às gerações futuras. Não será fácil, mas sabemos o que precisamos fazer. Os países devem avançar rapidamente na especificação e acordo sobre as regras necessárias para resolver a poluição plástica”, afirmou Eirik Lindebjerg, Líder Global de Política de Plásticos, do WWF Internacional.

A frustrada rodada de Nairóbi e seus desdobramentos foram noticiados também por Reuters, Financial Times, Business Green, Guardian e AP.

 

ClimaInfo, 22 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar