Brasil tem 1 milhão de hectares de florestas para recuperar em assentamentos rurais da reforma agrária

assentamentos rurais reflorestamento
Via ONortão

Ao investir nas Áreas de Preservação Permanente dos assentamentos, país pode avançar na meta de recuperar 12 milhões de hectares de florestas, sugere Instituto Escolhas.

É possível recuperar 1 milhão de hectares em Áreas de Preservação Permanente (APPs) de assentamentos rurais da reforma agrária aliando produção sustentável e regeneração natural. Para isso, é preciso implementar Sistemas Agroflorestais (SAFs) em 500 mil hectares de APPs com baixo e médio potencial de regeneração natural e realizar a restauração passiva de outros 500 mil hectares com alto potencial de regeneração, aponta uma análise do Instituto Escolhas.

Segundo o estudo, a restauração com SAFs em áreas de preservação permanente de assentamentos auxiliaria o Brasil a atingir a meta de reflorestar 12 milhões de hectares com a qual se comprometeu no Acordo de Paris, em 2015. Além disso, permitiria a produção de 1,46 milhão de toneladas de alimentos ao ano, com geração de 180,6 mil empregos diretos, informam Globo Rural, Agro+ e O Nortão.

“Ao investir na recuperação florestal em assentamentos, o Brasil pode gerar mais de 238 mil empregos nas etapas de implementação e manejo dos sistemas agroflorestais. Enquanto a floresta cresce, pode produzir mais 43,1 milhões de toneladas de alimentos em 1 milhão de hectares de assentamentos rurais”, explica Patricia Pinheiro, gerente de projetos do Escolhas e coordenadora da pesquisa.

O estudo analisou 7.884 assentamentos rurais, totalizando 45,11 milhões de hectares, onde estão cadastradas 809,4 mil famílias. Isso representa 83,4% dos 9.447 assentamentos do país.

A pesquisa também mostra que o investimento de R$ 58,8 bilhões em SAFs nos assentamentos, ao longo de 30 anos, deve gerar R$ 161,9 bilhões em receita líquida e remover 99,6 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera.

 

ClimaInfo, 27 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.