Presidente da COP28 tenta se resguardar depois de fala negacionista sobre eliminação de combustíveis fósseis

6 de dezembro de 2023
COP28 presidente negacionista
UNFCCC Flickr / COP28

Questionado por ter rejeitado a base científica das propostas de phase-out dos fósseis, al-Jaber diz “defender a ciência”, mas não esclarece fala negacionista perpetrada anteontem.

Em mais um escorregão público, o presidente da COP28, Sultan Al-Jaber, teve que responder às acusações de que teria negado a base científica às propostas de eliminação progressiva dos combustíveis fósseis como caminho para viabilizar um limite de 1,5ºC ao aquecimento global neste século.

A polêmica aconteceu depois do Guardian recuperar uma fala de Al-Jaber durante evento prévio à COP28 no final de novembro. Ao lado de lideranças como a ex-presidente da Irlanda, Mary Robinson, o chefe da COP de Dubai afirmou que não haveria evidências científicas que comprovem que o fim do consumo de combustíveis fósseis pudesse restringir o aquecimento dentro dos 1,5ºC definidos como limite pelo Acordo de Paris.

“Mostre-me o roteiro para uma eliminação progressiva dos combustíveis fósseis que permitirá o desenvolvimento socioeconômico sustentável, a menos que você queira levar o mundo de volta às cavernas”, disse al-Jaber naquela ocasião. 

A fala de Al-Jaber abriu mais um flanco para críticas de ativistas climáticos e observadores sobre o festival de conflitos de interesse na Presidência da COP28. Vale lembrar: ao mesmo tempo em que preside as negociações climáticas deste ano, Al-Jaber também é CEO da petroleira estatal ADNOC. 

Em uma confusa coletiva de imprensa na última 2ª feira (4/12), Al-Jaber tentou mitigar parte dos danos públicos à imagem da Presidência da COP. Ao mesmo tempo em que disse “defender sempre a ciência”, o executivo não esclareceu se, de fato, não enxerga qualquer base científica às demandas pelo phase-out dos combustíveis fósseis. “Uma declaração tirada do contexto, com deturpação e má interpretação”, afirmou Al-Jaber sobre o episódio.

Em sua primeira manifestação desde a confusão, Mary Robinson foi diplomática, mas direta. “Uma COP28 bem-sucedida não depende de um único indivíduo ou nação, mas da vontade coletiva e dos esforços concertados de todos os países nestas negociações. A ciência nos obriga a eliminar gradual e rapidamente os combustíveis fósseis, acelerar a adoção de energias renováveis e aumentar radicalmente o financiamento [para ação climática]”, afirmou a líder do grupo The Elders em um post no falecido Twitter.

Folha e Valor abordaram o vai-e-vem de Al-Jaber e os efeitos do episódio nos corredores da COP28.

 

ClimaInfo, 6 de dezembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar